• Iluminação de Natal: a um mês da festa, prefeitura ainda não contratou o serviço

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  • 01/11/2023 04:01

    A gente falou aqui que deu ruim na primeira tentativa de licitar a programação cultural do Natal Imperial que começa agora, dia 30. A prefeitura não atraiu nenhuma empresa interessada no certame dia 25. E marcou um novo agora para o dia 10, deixando apenas 20 dias de prazo – e se tudo ter certo – para a empresa se virar na programação.

    Encolhendo a cada ano

    Pior é a iluminação de Natal. Ainda nem teve licitação agendada. Ano passado, custou R$ 2,9 milhões somente a iluminação, gasto 70% maior do que 2021, que ficou em R$ 1,7 milhão. Porém, tudo atrasou e a sensação é que encolheu. O exemplo mais evidente foi a árvore da Praça da Liberdade, que passou de 35 metros para 20 metros, mas o preço aumentou de R$ 260 mil para R$ 290 mil em 2022, e a estrutura só ficou pronta faltando três dias para o Natal. Neste ritmo, sem nem licitação marcada, o Natal Imperial corre risco de ficar com iluminação meia-boca.

    Patrocínio

    Se não conseguiu patrocínio volumoso até agora, de última hora fica beeeem complicado. E é a gente que vai ter que pagar pela iluminação porque aí são oriundos dos ‘recursos próprios’. Ano passado, tudo ficou orçado em R$ 5,6 milhões. Se a  prefeitura iniciasse a captação de patrocínio com antecedência podia até custar mais e a gente ainda tinha dinheiro aplicado em outras coisas…

    Deu em que?

    Falando nisso, tá quase completando um ano a investigação que  vereadores abriram sobre o Natal Imperial do ano passado para apurar se pagamos pelos itens que não ficaram prontos a tempo. Nunca mais se teve notícias hein, Hingo?

    Gente, vamos ter mais cuidado do Baninho! Olha a selva que colocaram ele para ilustrar a limpeza lá na Faetec feita pelo governo do Estado. Faz, favor! O homem vai ser vice de Ronaldo Medeiros.

    Balanço

    A chuva de ontem – a previsão era de 25 mm, mas foi quase o dobro em alguns bairros – mostrou, mais uma vez, que a gente tá longe de alcançar um grau satisfatório de segurança.  O volume de água foi, de novo, assustador, mostrado em vídeos exibindo o perrengue na subida da serra e em ruas mais íngremes de toda a cidade. Transbordamento de rios também foram registrados e alagamentos em vias como a União e Indústria. Teve saldo de ocorrências sem vítimas e ainda uma imagem chocante de um ônibus pendurado na Rua Alagoas, no Quitandinha. A mudança climática é evidente, mas a gente não está correspondendo nem pra evitá-la, nem pra saber como conviver com ela.

    A gente já cansou de avisar

    Você conferiu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna que a prefeitura fez mais um contrato, este com a Erwil, prevendo R$ 9,8 milhões em asfalto de várias ruas na cidade, dinheiro financiado com o governo federal, empréstimo que vamos pagar depois, parcelado. Mas, a gente quer mesmo é alertar, mais uma vez, sobre a aplicação desenfreada de pavimentação sem escoamento e drenagem das vias. Ontem foi uma amostra grátis de como as ruas ficam nos temporais. Tem pavimentação que acaba até com o meio-fio deixando o asfalto rentinho com as casas. E a enxurrada descendo em alta velocidade.

    É uma ideia

    De um Partisans sobre a mazelas da CPTrans e a total falta de operação para fiscalização não apenas do sistema de transporte, mas do trânsito e as lambanças de motoristas: porque não contrata a SinalPark pra fiscalizar? Porque eles tem a expertise para tal. Basta você parar menos de cinco minutos sem pagar no rotativo que já recebe um papel para regularizar a fiscalização. Mal desligou o carro, se bobear o papel tá lá. Imagine essa capacidade ‘técnica’ multando carros que não param na faixa de pedestres, carros que ocupam vagas dos ônibus… Acho que esse Partisans tem razão.

    Que trem turístico, que nada! Petrópolis nem tá com inveja de Miguel Pereira que reativou a Maria Fumaça. Aqui o projeto é mais ousado: a prefeitura vai fazer uma sucursal da Praia de Copacabana na Rua da Imperatriz. A areia já começou a ser colocada. Ontem, com a chuva, os trabalhos devem ter avançado bastante.

    Contagem

    E Petrópolis está há 174 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Mais seminovos

    Falando nisso, chegaram mais seminovos para reforçar a frota zumbi, ops, quer dizer, a frota de ônibus da cidade. Esses seriam da Região dos Lagos.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

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