• III Semana da Educação discute práticas pedagógicas até quinta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/08/2017 11:50

    A III Semana da Educação, promovida pela Secretaria de Educação foi aberta oficialmente na última. Mais de 150 pessoas prestigiaram a palestra de abertura da semana, que teve como tema “A linguagem e desenvolvimento na primeira infância” e foi ministrada pela professora doutora Maria Angélica Augusto de Mello. O evento segue até o dia 31 de agosto. São, ao todo, 27 atividades, incluindo palestras e lançamento de livros. Os eventos serão realizados na Universidade Estácio de Sá. 

    Nesse ano, o tema da III Semana da Educação é “Múltiplas Linguagens, Múltiplos Olhares, Múltiplas Práticas”. A abertura oficial do evento foi feita pelo secretário de Educação, Anderson Juliano. Na ocasião, o Coral dos Anjos apresentou músicas do repertório da MPB e uma composição especial realizada para homenagear os músicos pertencentes ao grupo. O coral existe desde 2012, conta com 25 integrantes e é inclusivo – há artistas com deficiência visual e síndrome de down.

    Durante a palestra “A linguagem e desenvolvimento na primeira infância”, a professora doutora Maria Angélica Augusto de Mello falou sobre a importância da educação infantil. “Em virtude da precocidade da entrada da criança hoje no universo escolar, considera-se ainda o papel fundamental da escola de educação infantil no desenvolvimento da linguagem e na prevenção das patologias mentais”, explicou. Angélica é psicanalista, doutora em Psicologia pela UFRJ, professora adjunta de Psicologia da Faculdade de Educação e da pós-graduação em Educação da UFF. Atua na interface da Psicologia Clínica com a Educação, pesquisando primeira infância, autismo e inclusão do autista.

    A programação da III Semana da Educação segue até o dia 31 de agosto. Direcionada para alunos de universidades, professores e educadores das redes pública, estadual e particular, os objetivos do evento são desenvolver o profissional de Educação por meio de diversos exercícios e troca de experiências; possibilitar o pensar pedagógico que envolve a compreensão da realidade, a investigação e formulação de opiniões e contribuir para a reflexão e consequente ressignificação das práticas pedagógicas dos docentes a partir de reconsiderações dos saberes necessários à docência.

    A programação completa pode ser conferida no site http://petropolis.rj.gov.br/e-gov/see/semanaeducacao/programacao.




    Últimas