• III Festival de Música Histórica de Diamantina oferece minicursos on-line gratuitos na programação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/04/2021 17:30
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Para os amantes da música, a 3ª edição do Festival de Música Histórica de Diamantina será uma oportunidade para aprofundar um pouco mais no estudo dessa arte. O evento será realizado entre os dias 23 de abril e 01 de maio, em formato totalmente digital em função do avanço da pandemia e das necessidades de isolamento social. Serão oferecidos dois minicursos, transmitidos em tempo real pela plataforma Zoom e os interessados podem se inscrever até 11/04, pelo site do evento. Ao todo serão 100 vagas, sendo 15% delas destinadas a moradores de Diamantina e região, as demais vagas serão disponibilizadas para interessados de qualquer localidade.

    A programação terá como base a temática “O acervo somos nós” e busca dar visibilidade aos diversos acervos de música existentes em Minas Gerais. O festival abrange conjuntos de partituras e de instrumentos presentes em museus e espaços culturais, além daqueles caracterizados pela dimensão social, comunitária e corporal, os acervos vivos, compreendendo a função de mestres instrumentistas e cantadores da cultura popular, os povos indígenas presentes no estado, bem como as práticas musicais comunitárias que consolidam espaços de preservação da memória sonora, como as linguagens de sinos, as bandas e os terreiros. Por conta deste recorte, a programação é bastante abrangente e inclui diversas atividades, voltadas para públicos variados.

    Entre os destaques desta terceira edição está a realização de dois minicursos gratuitos: “Conservação de documentos musicais”, com a professora Mary Ângela Biason, do Museu Carlos Gomes e “O sino da igrejinha faz belém blem blom: o soar e os sentidos dos sinos e de seus toques na África central ocidental e no Brasil centro-africano”, que será ministrado pelo professor Rafael Galante – mestre e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo.

    Ambas as atividades serão realizadas nos dias 27 e 28 de abril por meio da plataforma Zoom. Os links serão encaminhados para os e-mails dos selecionados. Os participantes receberão certificado de participação. As inscrições vão até 11/04 pelo site do festival.

    Serviços

    Inscrições abertas para os minicursos gratuitos do III Festival de Música Histórica de Diamantina

    Inscrições até 11/04 por meio do formulário disponível no site do festival.

    Divulgação dos selecionados: 16/04

    Últimas