• II Feira Franciscana de Natal acontecerá nos dias 9 e 10 de dezembro na Igreja do Sagrado Coração de Jesus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Nos próximos dias 9 e 10 de dezembro, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, se transformará em um pedacinho da Alemanha com a realização da II Feira Franciscana de Natal. O evento, idealizado pelos Frades Franciscanos, já está em sua segunda edição com uma proposta que une tradição, cultura, danças típicas, artesanatos e oficinas.

    “Os grandes entusiastas da Feira de Natal foram os Frades Franciscanos da Igreja do Sagrado, que, desde o ano passado, nos convidaram [Clube 29 de Junho] para participar. Isso ocorreu pela proximidade com a Igreja, que nasceu em 1874 para atender nossa Colônia Alemã Católica. Inicialmente, contava com sacerdotes seculares alemães e, em 1896, com os religiosos franciscanos, também de nacionalidade alemã. Quando chegamos à primeira reunião no ano passado, tivemos a grata surpresa de encontrar representantes do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, da Editora Vozes e das Artesãs do “Cursinho que deu Certo”. Além disso, levamos conosco representantes dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Petrópolis e também nossas parceiras professoras de alemão.”, conta Renato Winter, integrante do Clube 29 de Junho.

    Foto: Divulgação

    Destaques na programação

    A rica herança culinária dos imigrantes colonos alemães estará em destaque na feira. O público poderá desfrutar de delícias como pão com pernil, pastel, pão alemão, tortas, salsichão, cocada alemã, cuca alemã e biscoitos de natal. Esses sabores tradicionais são uma herança cultural passada de geração em geração. “Em Petrópolis, o pão e a cuca alemã já possuem registro de patrimônio imaterial e os biscoitos decorados são parte indispensável nas tradições natalinas de qualquer família alemã. Existe também o Stollen (quase um panetone alemão), muito comum nas mesas de Natal. Na parte de carnes e embutidos, os alemães têm preferência por carne de porco, por isso é muito comum ver um pernil na ceia de Natal. Em termos de aves, os alemães preferem o ganso, mas esse costume não ganhou adesão no Brasil.”, explica Elisabeth Graebner, radialista e produtora cultural.

    Inspiradas no dia a dia das famílias alemãs, a dança folclórica alemã também terá destaque na programação. “Elas [as famílias] compensavam uma jornada árdua de trabalho com um momento lúdico no final do dia, quando transformavam suas atividades em passos de uma nova coreografia que surgia ali, acompanhada por instrumentos como acordeons, violinos e pianos.”, relata a produtora cultural. 

    Foto: Divulgação

    Oficinas 

    As oficinas vão oferecer ao público uma experiência diversificada, desde a criação de encantadores enfeites de árvore de Natal, utilizando a técnica de patchwork, até a produção de biscoitos natalinos com receitas antigas alemãs. Um dos destaques será a cativante oficina de lanternas, onde os participantes mergulharão na arte da dobradura e colagem em papel, fazendo uma bela homenagem à vida e história de São Martinho. Para participar das oficinas não será necessário realizar inscrição, basta chegar no horário divulgado. 

    Confira a programação completa da II Feira Franciscana de Natal: 

    9 de dezembro – 14h às 22h

    15h: Oficina de Artesanato – Enfeite de árvore de Natal com tecido;

    16h30: Dança Folclórica Alemã;

    Foto: Divulgação

    17h30: Oficina de Lanternas.

    10 de dezembro – 10h às 21h

    10h: Missa cantada pelo Coral das Meninas dos Canarinhos;

    16h: Concerto com o Coral Aprendizes dos Canarinhos de Petrópolis;

    Foto: Divulgação

    17h: Oficina de Biscoitos Natalinos;

    18h30: Dança Folclórica Alemã.

    A Igreja do Sagrado Coração de Jesus fica na  Rua Montecaseros, 95 – Centro.

    Últimas