IHP em Cena – Notícias
A presidente do IHP, historiadora Maria de Fátima Moraes Argon da Matta, foi reeleita para novo biênio e irá comandar o Instituto nos anos de 2020 e 2021. O ano começa muito bem para a dinâmica dirigente, que acaba de ser eleita para a titularidade da Academia Petropolitana de Letras, está montando a sede administrativa do IHP e produzindo dois artigos a serem publicados, um para a revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro e outro para o Anuário do Museu Imperial.
Eis os nomes que compõem a diretoria do IHP para o biênio 2010- 2021, eleitos na Assembleia Geral realizada no dia 9 de dezembro de 2019: presidente: Maria de Fátima Moraes Argon da Matta; vice-presidente: Joaquim Eloy Duarte dos Santos e Conselho Fiscal: Arthur Leonardo de Sá Earp, Fernando Antônio de Souza da Costa, Hamilton Chrisóstomo Frias Martins, Luiz Carlos Gomes e Vera Lúcia Salamoni Abad.
A associada titular Eliane Marchesini Zanatta tomou posse no dia 5 de fevereiro de 2020 como diretora do Museu Regional de São João del-Rei. Eliane possui graduação em História pela Universidade Católica de Petrópolis e doutorado e mestrado em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Com especialização em diferentes áreas, a nova diretora possui formação em Conservação e Restauração, realizada no Istituto per l’Arte e il Restauro Palazzo Spinelli, na Itália. A associada titular Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas que obteve recentemente, em 2019, o título de Mestre em História com a dissertação: “Entre Júpiter e Prometeu, a complexa trajetória de D. Pedro II, um agente no campo científico (1871-1891)”, acaba de ser aprovada em 1º lugar no processo seletivo para o doutorado 2020/2021 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro -UERJ.
O Livro “Alegrias e Tristezas”, de autoria de Bruno Cerqueira, associado correspondente do IHP e Fátima Argon, atual presidente do IHP, é um dos indicados ao Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura. O associado Ricardo Amorim empenhado na organização de evento comemorativa ao centenário da visita do Rei Alberto, da Bélgica, ao Brasil e, especialmente, a Petrópolis, no ano de 1920, na peregrinação que o ilustre soberano realizou para agradecer o apoio de vários países diante da agressão alemã no decorrer da 1ª Guerra Mundial.
O associado titular e vice-presidente. Professor Joaquim Eloy acaba de editar dois volumes (2º e 3º) da obra “Os Três Heleodoros” – o 1º volume veio a lume em 1981 – lançando os livros em encontro familiar no último dia 9 de fevereiro. O escritor também editou mais 7 livros, que serão lançados no decorrer do ano de 2020, sendo seis de trabalhos seus e um a edição póstuma de “Gaivotas”, poesias completas de Joaquim Heleodoro Gomes dos Santos III, inspirado poeta e saudoso pai do editor..