• Igreja Luterana é invadida e vitral histórico é danificado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/06/2021 16:36
    Por Luana Motta

    A Igreja Luterana que fica na Avenida Ipiranga, no Centro, foi invadida. Membros da igreja perceberam a invasão na manhã deste domingo (13) quando, pela primeira vez em meses, se reuniram para o culto. A suspeita é de que o invasor tenha entrado pela janela de uma das laterais, onde um dos vitrais foi retirado. A Polícia Militar foi acionada.

    De acordo com os policiais, os membros da igreja acreditam que o local foi invadido na madrugada de sexta ou sábado. Elisabeth Graebner, uma das idealizadoras do projeto Portas Abertas da Igreja Luterana, conta que levaram um susto quando chegaram na igreja nesta manhã. O invasor retirou o vidro para entrar na área onde fica o Museu. Ele tentou arrombar as vitrines onde estão expostas peças históricas da Igreja, mas não conseguiu abri-las.

    Segundo Elisabeth, a invasão trouxe uma preocupação para os membros da igreja. A princípio, o vitral havia desaparecido, e acreditava-se que ele havia sido levado pelo invasor. Mas após procurarem dentro do pátio da igreja ele foi localizado em um canteiro, danificado.

    Ainda não foi feito o levantamento de tudo que foi levado. Uma historiadora fará a avaliação do que pode ser recuperado. Do lado de fora, segundo Elisabeth, haviam medalhas que foram deixadas para trás, além de pingos de velas em vários locais.

    Últimas