Idosos podem ficar isentos da taxa de lixo em Petrópolis
O vereador Marcio Arruda (PR) apresentou esta semana, na Câmara Municipal, projeto de indicação legislativa, para acabar com a cobrança da taxa de lixo para os idosos que forem contemplados com a isenção de IPTU. “Acredito que, este é mais um benefício que o governo municipal pode conceder aos idosos, para que tenham dinheiro para outras despesas essenciais no seu dia a dia”, comentou o vereador.
A indicação foi aprovado pelos vereadores e será enviada ao prefeito Bernardo Rossi para que possa devolver ao Legislativo como projeto de sua iniciativa para ser aprovado e publicado no Diário Oficial do Município. No inicio do ano, o prefeito anunciou que a Prefeitura faria o estudo para ver a possibilidade de conceder a isenção da taxa de lixo.
O vereador Wanderley Taboada (PTB) disse que o projeto é importante, mas que só pode entrar em vigor em 2019 por se tratar de matéria financeira tem que ser aprovada no exercício deste ano para valer para o próximo. O vereador Jamil Sabrá Neto (PDT) parabenizou Marcio Arruda pela iniciativa, frisando que é um custo alto para o município emitir carnês apenas para cobrar a taxa de lixo para os idosos que já tem isenção de IPTU.
Ele destacou ainda que, o projeto de Marcio Arruda demonstra sua preocupação com uma categoria importante, que já trabalhou muito e contribuiu com a cidade e que hoje enfrenta muitas dificuldades. Na mesma linha de raciocínio, a vereadora Gilda Beatriz (MDB) disse que os idosos beneficiados com a isenção, vão ter uma sobra a mais de dinheiro, usando em suas despesas de casa e não para pagar imposto ou taxa.