• Idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados nesta sexta-feira (12)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/02/2021 16:46
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    A partir desta sexta-feira (12), além dos idosos com mais de 95 anos, aqueles que têm 90 anos ou mais também poderão ser vacinados em um dos dois pontos de vacinação instalados no campus da UCP, localizado na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque de Itaipava, das 9h às 16h. A ampliação da campanha foi garantida após a chegada de uma nova remessa da vacina CoronaVac no início da tarde desta quinta-feira (11), quando foram recebidas 2.670 novas doses.

    “A campanha de vacinação está avançando de acordo com a chegada de novas remessas, mas ainda temos uma quantidade muito inferior à que necessitamos para imunizar todo o público prioritário”, comentou o prefeito interino Hingo Hammes, lembrando que, até o momento, o município recebeu apenas 38% das doses para atender a primeira fase da campanha de imunização contra a Covid-19.

    A vacinação dos idosos com 90 anos ou mais seguirá as mesmas orientações feitas para os idosos com mais de 95 anos: para agilizar o atendimento, a vacinação pode ser agendada na página da prefeitura na internet. A vacinação será feita desta sexta-feira (12) até o próximo sábado (20), com exceção de domingo (14) e terça-feira (16), que é feriado de carnaval. Os pontos de vacinação funcionam das 9h às 16h. No dia da aplicação, o idoso deve apresentar identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

    “Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 90 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinadas neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação”, esclareceu o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho.

    Vacinação de acamados

    A equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) iniciou nesta quinta-feira (11) a vacinação dos acamados. O atendimento aos pacientes iniciou em Corrêas, após análise dos mapas de calor elaborados em parceria com a Fiocruz Petrópolis, e nos próximos dias estará no Centro. Os técnicos do SAD fazem as visitas identificados com crachás e são transportados por carros oficiais da prefeitura.

    O cadastro deve ser feito por idosos acima de 60 anos e pessoas maiores de 18 anos com comorbidades, que estão acamados, e não são atendidos por Posto de Saúde da Família (PSF), na página da prefeitura pela Internet ou pelo telefone do Serviço de Atendimento Domiciliar: 2235-2684, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30h. Para fazer o cadastramento, que seguirá até o fim de fevereiro, é preciso informar nome completo, data de nascimento, CPF ou cartão SUS, endereço e telefone.

    Ao longo da semana, as equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, também estão aplicando a segunda dose da vacina nos profissionais de saúde de unidades hospitalares, nos idosos residentes em instituições de longa permanência e nos deficientes que vivem em residências inclusivas.

    Últimas