• Ídolos do esporte brasileiro festejam o Dia Nacional Paralímpico

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2022 17:50
    Por Estadão

    Ídolos do esporte brasileiro festejam, nesta quinta-feira, o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, data instituída em 2012, que tem como objetivo ajudar no trabalho de conscientização para ampliar os meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

    “Ser um atleta paralímpico representa ser a bandeira da pessoa com deficiência, defender as pessoas com deficiência, e isso é uma forma de inclusão. Tentar, como atleta, quebrar este preconceito que ainda existe dentro da sociedade com as pessoas com deficiência”, disse Thiago Paulino, do atletismo.

    O judoca Thiego Marques também deu seu depoimento: “Para mim, a definição é muito mais do que ser um atleta com deficiência. É ser alguém que tenha a oportunidade de mostrar para todo o mundo que mesmo com a deficiência a gente consegue chegar em qualquer lugar. É o atleta que consegue mostrar para as pessoas que mesmo enfrentando dificuldades diárias, mesmo com limitações, a gente consegue chegar onde a gente quer.”

    Gustavo Carneiro, praticante de tênis em cadeira de rodas, apontou como é possível contribuir no processo de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade brasileira. “Entrei no mundo paralímpico há 5 anos e o crescimento na minha modalidade foi de certa forma muito rápido. Durante o processo, muitas pessoas com deficiência falaram comigo, me parabenizaram. Percebi que estava mostrando que a deficiência é um detalhe, que podemos sonhar e realizar, cada um do seu jeito, cada um com suas dificuldades.”

    Últimas