IBGE divulga Censo Agropecuário 2018
Petrópolis possui, atualmente, 768 estabelecimentos agropecuários. O número foi revelado pelo Censo Agro 2018 – realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dados, que foram coletados entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, foram apresentados durante um encontro na sede da Emater, em Itaipava, para os integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico na última semana.
Vale destacar que o último Censo Agropecuário foi realizado em 2007. O objetivo do Censo Agropecuário, segundo o IBGE, é o de conhecer a realidade dos produtores e saber mais sobre o desenvolvimento agrícola no Brasil, mostrando o perfil do produtor rural por sexo, idade, cor ou raça, alfabetização e escolaridade, utilização das terras, efetivos da pecuária, produção animal e vegetal, a forma de obtenção das terras e as práticas agrícolas utilizadas no estabelecimento, entre outros. Os dados preliminares serão ainda analisados pelo próprio IBGE e serão disponibilizados em sua totalidade em setembro de 2019. Ainda nesse mês a prévia com os números totais referentes a todo o país serão divulgados pelo Instituto.
Através dos dados coletados, foi constado que, entre 768 estabelecimentos agropecuários, 641 são comandados por homens e por 117 mulheres. Com relação ao perfil do agricultor, 460 têm entre 30 e 60 anos; 228 têm mais de 60 anos e 40 têm menos de 30 anos. Com relação ao uso da internet, 452 não têm acesso à internet e 316 utilizam a tecnologia. Sobre as características da produção, 664 produtores se dedicam à agricultura. Destes, 452 realizam rotação de culturas.
O Censo também revelou o número de estabelecimentos de acordo com o que é produzido: 144 pontos de criação de galinhas, 131 estabelecimentos produzem ovos – são 69.473 dúzias de ovos produzidas ao ano. Outros 48 produzem leite de vaca, – são 1.278.960 litros produzidos anualmente.
O levantamento também revela o que a cidade mais produz. Com relação ao quesito horticultura, o que a cidade mais produz é: alface, couve, salsa, cebolinha, brócolis, coentro, beterraba, rúcula, chicória, cenoura, espinafre e chuchu.
Com relação à lavoura permanente são produzidos banana, limão, laranja, tangerina, abacate, jabuticaba, louro, manga, maracujá, goiaba, mamão e amora. Já os itens que compõem grande parte da lavoura temporária são: mandioca, abóbora, feijão preto, milho em grão, cana-de-açúcar, cebola, batata inglesa, alho e melão.
Sobre o Censo Agro 2018: De acordo com o IBGE, cerca de 19 mil recenseadores visitaram mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. Além de dados sobre área, produção, características do pessoal ocupado, emprego de irrigação e uso de agrotóxicos, os recenseadores buscaram o perfil do produtor rural por sexo, idade, cor ou raça, alfabetização e escolaridade, utilização das terras, efetivos da pecuária, produção animal e vegetal e a forma de obtenção das terras.