IBGE coletou dados de cerca de 40% da população estimada de Petrópolis, até o momento, no Censo 2022
Na segunda-feira (3), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística anunciou a prorrogação do prazo da coleta de dados do Censo 2022 até dezembro. Antes, a previsão era de que a operação fosse encerrada em outubro. Até o momento, apenas 49% da população estimada do país foi entrevistada. Em Petrópolis, o número é ainda menor, com aproximadamente 40% com os dados coletados.
Segundo Luciano Duarte, gerente técnico do censo, a prorrogação se deve à falta de pessoal para atuar como recenseador em determinados locais. Atualmente, o IBGE tem preenchidas 52,2% das vagas disponíveis.
“Estamos pensando em novas estratégias e alternativas de recrutamento, a fim de alavancar e melhorar a produtividade nos estados com menor percentual de população recenseada.”, explica Luciano.
Segundo o IBGE, devem ser necessários mais recursos para completar a operação. O orçamento do Censo Demográfico é de R$ 2,3 bilhões, valor previsto para 2019, ou seja, não houve atualização do valor para descontar a inflação registrada neste período.