
IBGE: casamentos diminuem e divórcios crescem em Petrópolis
O número de casamentos em Petrópolis caiu 26,1% em 2023 em comparação com 2022, enquanto os divórcios aumentaram 6,3%. Os dados fazem parte das Estatísticas do Registro Civil, divulgadas na última sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento mostra que, em 2023, 1.227 casais oficializaram a união nos cartórios da cidade, contra 1.661 no ano anterior. Entre os que decidiram se casar em 2023, em Petrópolis, estão o engenheiro mecânico João Périco e a consultora de imagem Mayara Dias.
O casal se conheceu pela internet e estava junto havia quatro anos — morando sob o mesmo teto há dois — quando sentiu a necessidade de formalizar a união. Hoje, ambos com 30 anos, caminham para o segundo ano de casamento.
“Tem sido muito bom. É uma dinâmica diferente, mas com diálogo e sabendo aproveitar o tempo livre juntos, tudo fica ainda melhor. O maior desafio é não descontar no outro o estresse e cansaço do dia a dia”, contou o engenheiro mecânico.
Já os divórcios concedidos em primeira instância ou realizados por escrituras extrajudiciais passaram de 603, em 2022, para 641, em 2023.
Dados nacionais
Em todo o país, o IBGE também observou um recuo de 3% no número de casamentos, totalizando 940,8 mil registros em 2023. A Região Sudeste ficou acima da média nacional, com redução de 5%. A análise também identificou um aumento na idade dos cônjuges. Os divórcios cresceram 4,9%, somando 440,8 mil registros.
Segundo o IBGE, o aumento da idade ao se casar pode estar ligado ao adiamento da decisão pelo casamento civil e ao crescimento dos recasamentos, impulsionados também pela maior expectativa de vida.
A gerente das Estatísticas do Registro Civil, Klívia Brayner, explica que a pesquisa considera apenas os casamentos civis, sem incluir uniões estáveis.
“A queda nos registros dos casamentos não necessariamente quer dizer que as pessoas estão deixando de se unir. A situação conjugal da pessoa pode ser diferente da situação civil. É possível que o casamento esteja diminuindo porque as pessoas estão optando por uniões estáveis em vez de se casarem. Então a gente precisa levar isto em consideração na hora da análise”, explicou.
*Com informações da Agência IBGE
Leia mais notícias sobre Petrópolis e região: