• Hyundai lança os novos modelos do HB20

  • 21/09/2019 15:30

    À primeira vista, o novo modelo do HB20 parece um pouco estranho, com muita mistura, bem diferente de quando o carro chegou por aqui, com o design ousado e renovado, em 2012. A nova geração do HB20 chega ao mercado na primeira quinzena de outubro, mas a Hyundai já vinha dando pistas de como seria a nova geração desde o início do mês. E esta semana, a montadora lançou o novo HB20 e suas variantes sedã, HB20S, e um modelo com apelo mais aventureiro, o HB20X. O hatch será o primeiro a chegar ao mercado, em outubro. Os demais vêm ainda este ano, mas a data de lançamento ainda não foi definida. O novo HB20 tem preços entre R$ 46.990 e R$ 77.990. O novo HB20S (sedã) tem valores entre R$ 55.390 e R$ 81.290. Por fim, o novo HB20X custa entre R$ 62.990 e R$ 79.590.

    O veículo será produzido na fábrica da montadora sul-coreana em Piracicaba-SP. Os modelos trazem equipamentos inéditos em sua categoria, maior espaço interno e motor 1.0l Turbo GDI com injeção direta de combustível. Ao contrário do que às vezes acontece na indústria automobilística, o novo HB20 não conviverá com o antecessor. A antiga geração deixou de ser fabricada e, assim, não será oferecida sequer como versão de entrada. Toda a linha continuará com garantia de 5 anos, uma das mais longas do segmento.

    O novo HB20 terá três opções de motor: 1.0 de aspiração natural, 1.6 16 válvulas e 1.0 turbo com injeção direta, ambos com três cilindros. Para a versão de topo do hatch com motor 1.0 turbo, a Hyundai divulga 10,3 km/l com etanol na estrada e 8,6 km/l na cidade. Já a GM declara 10,9 km/l em ciclo rodoviário e 8,6 km/l em ciclo urbano, também com combustível derivado da cana-de-açúcar.

    A versão mais completa de toda a linha HB20, HB20S e HB20X, a Diamond Plus, dispõe de sistema de alerta e frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa – itens únicos no segmento -, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM). 

    Na estrutura da carroceria do novo HB20, a participação de aço de alta resistência passou de 19% para 30% em todas as configurações. O tamanho entre eixos cresceu 30 mm para todas as configurações. HB20, HB20S e HB20X também estão mais largos – acréscimo de 40 mm, 40 mm e 30 mm, respectivamente – e mais compridos – aumento de 20 mm, 30 mm e 15 mm, respectivamente. O modelo 2020 conta com faróis com projetor, assinatura em Led na dianteira, cada versão com sua grade, dianteira específica, o que acaba dando uma identidade única para cada modelo. 

    Tecnologia 

    Por dentro, o novo carro da Hyundai também foi totalmente mudado. O painel de instrumentos tem um conta-giros analógico e o resto em um mostrador monocromático digital. Essa opção fica restrita às versões mais caras. Nas de entrada, o velocímetro é analógico também. Outra novidade é a adoção de uma central multimídia de 8 polegadas com tela sensível ao toque e compatível com Apple CarPlay e Android Auto. A tela fica destacada na parte superior do painel. Abaixo, o ar-condicionado tem comandos manuais, mas display digital nas versões superiores. A direção tem assistência elétrica.

    A briga promete ficar ainda mais quente entre o novo HB20 e também o novo Onix, lançado há algumas semanas. Em relação ao preço, a diferença é razoável: o Onix mais caro anunciado até agora (Premier) custa de R$ 70 mil a R$ 73 mil versus os quase R$ 78 mil do HB20 topo de linha. Resta saber o que o mercado brasileiro irá definir.

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