• Hospital Unimed registra aumento de 54% no atendimento a pacientes com sintomas gripais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/12/2021 14:33
    Por Jussara Madeira

    O setor de emergência do Hospital Unimed registrou aumento de pacientes com sintomas respiratórios sugestivos para Covid-19 e também de Influenza H3N2. Nos primeiros 20 dias de dezembro, mais da metade dos pacientes que procuraram a unidade apresentavam sintomas de doenças respiratórias. Índices da rede particular e da Secretaria de Saúde do Estado apontam queda do número de pacientes no Rio e aumento no interior do Estado. 

    Segundo divulgou a unidade hospitalar, em comparação ao mês anterior, dezembro já registrou um aumento de 54,1% de pacientes com sintomas de doenças respiratórias. 

    Só nos primeiros 20 dias de dezembro, dos 3.134 atendimentos realizados no Pronto Atendimento do hospital, 1.697 foram apenas de sintomáticos respiratórios. Por conta do aumento, a unidade informou que separou os atendimentos emergenciais em ambientes de sintomáticos respiratórios e não-respiratórios, dedicando equipes exclusivas para prestar atendimento médico.

    Atendimentos nas Upas do Rio caem

    Com o surto de Influenza registrado nas últimas semanas na capital do Estado, a rede pública de atendimento médico também ficou saturada com a procura de pacientes com síndromes gripais. No entanto, pelos índices registrados, parece que o surto já dá sinais de diminuição no Rio.

    Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) os atendimentos de pacientes caíram de 5.028 (entre 6 e 12 de dezembro) para 3.008 por dia na última semana (entre 13 e 19/12) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Estado. A redução, segundo a SES, foi de 40,1%. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, os dados apontam que os números de casos nas UPAs da capital começam a diminuir, sendo observado o deslocamento da alta transmissão para municípios de outras regiões do Estado.

    Vacinação contra Influenza em Petrópolis

    Na última quinta-feira (17), com a sobrecarga de atendimentos na UPA Cascatinha, unidade referenciada para o atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19 e Influenza, a Secretaria de Saúde de Petrópolis orientou à população para que quem estivesse com sintomas leves, buscasse atendimento em um dos 50 postos de saúde do município, onde estão sendo oferecidos testes rápidos para a Covid-19. 

    Últimas