Hospital Unimed e Santa Teresa suspendem temporariamente cirurgias eletivas em função do aumento de pacientes com covid-19
O Hospital Unimed Petrópolis e o Hospital Santa Teresa informaram que suspenderam os procedimentos e cirurgias eletivas temporariamente em função do aumento do número de pacientes internados com covid-19. A medida é em caráter de precaução. Apenas cirurgias e procedimentos de urgências estão sendo realizados. Já nos hospitais do município, a Secretaria de Saúde informou que os atendimentos eletivos continuam sendo realizados normalmente, mas com capacidade reduzida como vem sendo adotado desde setembro. E que não há previsão de suspensão nas unidades da rede pública.
O Hospital Santa Teresa informou que os procedimentos eletivos estão suspensos a partir desta quarta-feira (02) pelo período de 7 dias. Segundo o hospital, a medida, que está sendo tomada como precaução, tem por objetivo garantir o atendimento de qualidade e com segurança aos pacientes que buscam o HST para os diversos tipos de tratamento, inclusive contra a covid-19. As cirurgias e os demais procedimentos de urgência serão realizados normalmente durante esse período.
Já a Unimed Petrópolis informou que as cirurgias eletivas foram suspensas a partir do dia 27 de novembro, por tempo indeterminado, mantendo a realização das cirurgias oncológicas, obstétricas e cirurgias de urgência. E que de acordo com a evolução da pandemia e a possibilidade segura de se retornar procedimentos eletivos, a Unimed Petrópolis comunicará seus clientes.
De acordo com a Unimed Petrópolis, desde outubro, vem sendo acompanhado e sinalizado aos órgãos competentes, o crescimento acelerado de casos positivos no hospital. E segundo a operadora, seguindo todas as ações do Sistema de Saúde Brasileiro, tem feito mudanças nas suas rotinas com o objetivo de reduzir a transmissão do Coronavírus e deixar a sua estrutura preparada para o atendimento dos casos nesta pandemia. No mês passado, o Hospital Unimed já havia feito um alerta o aumento de cerca de 70% nas internações nos primeiros 15 dias de novembro. A média de registro de casos positivos havia subido de três para cinco casos diários.
A Prefeitura informou que os procedimentos cirúrgicos considerados como eletivos vêm sendo realizados em todas as unidades públicas do município. Vale lembrar que, devido às medidas de precaução com o objetivo de frear a disseminação da covid-19 na cidade, os procedimentos estão operando com a capacidade de 30% a 50% de sua normalidade desde setembro deste ano. A Prefeitura esclareceu que não existe, neste momento, nenhuma previsão de suspensão de procedimentos eletivos nas unidades de saúde da cidade.