• Hospital Santa Teresa promove 1° Encontro da Prematuridade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Evento reuniu famílias que compartilharam as experiências vividas na UTI Neonatal

    29/11/2023 09:20
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Um burburinho diferente se espalhou pela capela do Hospital Santa Teresa durante a missa de Santa Catarina, padroeira da Instituição. Pequenos ex-pacientes da UTI Neonatal foram as presenças da celebração que deu início ao 1° Encontro da Prematuridade, que aconteceu no último dia 22. O evento contou com uma roda de conversa, onde as famílias puderam reencontrar as equipes que cuidaram dos bebês durante o período de internação e compartilhar as experiências vividas. O Novembro Roxo no HST também foi marcado pela realização da terceira edição do Simpósio de Prematuridade.

    “Foi uma experiência emocionante. Estou muito feliz em poder estar aqui compartilhando esses momentos junto com todos. Sou uma pessoa antes e depois da UTI Neonatal. Agradeço por ter vindo para o Hospital Santa Teresa, porque se não fosse aqui, não sei se minha filha teria sobrevivido”, declarou a mãe Eliza de Oliveira, que ficou com a filha internada durante 21 dias.

    “Em nome de todas as mães, gostaria de agradecer a toda a equipe da UTI Neonatal. A forma como todos nós fomos acolhidos foi a diferença para vencermos este período. Incansavelmente ouviam nosso choro, pacientemente respondiam nossas dúvidas. Foi a união de acolhimento, amor, competência técnica e olhar que enxerga a gente”, enalteceu a mãe Ana Meireles que ficou com o filho internado durante 47 dias.

    O Diretor Técnico do HST, o médico Almir Soares Júnior, destacou a importância do trabalho realizado pela unidade e da realização do encontro: “Estamos profundamente felizes em reunir, pela primeira vez, as famílias que tiveram seus bebês prematuros sob os cuidados da nossa equipe ao longo de quase cinco anos de existência da UTI Neonatal. A unidade se tornou uma referência para toda a região, oferecendo um tratamento humanizado tanto para os bebês como para as famílias por uma equipe multidisciplinar especializada no cuidado neonatal”.

    Para o Gerente Assistencial, Márcio Bastos, o motivo que move as equipes é ver o sorriso das famílias no momento da alta. “Lutamos e vibramos junto com as famílias por cada pequena conquista, focados no dia em que os bebês voltarão para suas casas. Sabemos da responsabilidade que temos ao cuidar das joias preciosas das famílias e, por isso, buscamos a melhoria contínua de nossos processos”, comentou Bastos.

    Simpósio de Prematuridade reúne 135 profissionais de saúde

    Durante dois dias, profissionais de saúde de Petrópolis e região puderam conhecer o trabalho realizado na UTI Neonatal do Hospital Santa Teresa e trocar informações sobre os tratamentos e técnicas utilizadas na rotina de cuidados com os prematuros. Mais de cem profissionais participaram do Simpósio de Prematuridade que foi aberto ao público.

    Entre os temas abordados estavam “A importância da prevenção e o alívio da dor”, “Assistência nutricional ao prematuro”, “Os dez passos para o cuidado neonatal”, “Cuidado paliativo”, “A importância do contato pele a pele imediato para todos os bebês”, “A atuação da fonoaudiologia na UTI Neonatal”, “Assimetrias cranianas e a importância do posicionamento” e “Perda neonatal”.

    “Foi uma troca muito rica. É sempre um prazer poder compartilhar os conhecimentos que adquirimos ao longo dos quase cinco anos de existência da UTI Neonatal e Pediátrica”, declarou a Supervisora de Enfermagem da unidade, Flávia Santos, lembrando que, neste período, 333 bebês prematuros foram atendidos.

    Últimas