• Hospital Santa Teresa presta homenagem aos doadores de órgãos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/09/2023 08:40
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Recomeçar. Este é o sonho de quem está na lista à espera de um transplante e é também o que motiva as famílias a dizerem sim à doação de órgãos de seus entes queridos. Recomeço também é o significado das flores escolhidas para homenagear a memória dos 58 pacientes doadores do Hospital Santa Teresa e suas famílias. Lindas gérberas foram plantadas na tarde de quarta-feira (27) durante a inauguração do Jardim da Vida do HST. O evento, que contou com uma missa celebrada pelo frei Gilberto da Silva, marcou as comemorações pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos.

    “A ideia é que o jardim sirva para acolher e confortar famílias que decidem doar órgãos de parentes. Queremos transmitir a mensagem de que a doação, da mesma forma que as plantas, podem dar frutos e flores. O receptor tem uma nova vida a partir da doação e a família doadora também precisa recomeçar a vida quando perde uma pessoa importante e alguns encontram na doação um sentido para continuar vivendo, mesmo com a perda, transformando sua dor em um ato de amor ao próximo”, destacou o Presidente da Comissão Intra-hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Carlos Carneiro.

    Para o Diretor Executivo do Hospital Santa Teresa, Eduardo Salvaya, a ação tem como objetivo agradecer as famílias e os colaboradores que se empenham nesta missão: “Estamos materializando e eternizando este ato de amor. Ao longo dos últimos 17 anos, temos trabalhado para disseminar e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e hoje estamos aqui para agradecer a todas as famílias que nos ajudaram a salvar vidas”.

    Talita Gomes, mãe de Luciano que morreu aos 36 anos, vítima de um acidente de trânsito em 2002, prestigiou o evento. Ela foi uma das primeiras a autorizar a doação de órgãos no Hospital. “O processo é doloroso e difícil, mas a doação confortou meu coração”, contou.

    Fundador da Fundação Luísa, José Ricardo, que permitiu a doação dos órgãos da filha, Luísa, outra vítima de acidentes de trânsito, também esteve presente, junto com o filho, Lucas, e participaram do plantio.

    Além da inauguração do Jardim da Vida, o Hospital Santa Teresa, que é referência na captação de órgãos em Petrópolis, promoveu palestras, ao longo do mês, para os estudantes do Liceu Municipal Cordolino Ambrósio e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos, do curso de Radiologia e Enfermagem da UNIFASE.

    Últimas