• Hospital prepara surpresa de aniversário para paciente internado com covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/06/2021 10:06
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Em meio a dias difíceis com a internação, por causa da covid-19, um paciente do Hospital Unimed foi surpreendido, na última semana, pela equipe de Nutrição da unidade de saúde: recebeu uma celebração personalizada e surpresa do aniversário de 49 anos. A mobilização foi de toda equipe, que buscou dentro das possibilidades, organizar uma comemoração e alegrar um pouco o dia do paciente, que além da covid, lidava com um quadro de diabetes e de depressão.

    “Nós sempre fazemos algo para comemorar essa data tão importante, nos preocupamos sempre com o que o paciente gosta e o que sua dieta permite. Neste caso tivemos que usar a criatividade para superar a questão de que ele está com uma dieta para diabetes e se sentindo deprimido por causa do isolamento. Então eu
    pensei em fazer algo que remetesse ao aconchego familiar e optamos por fazer bolinhos de chuva diet para comemorar seu aniversário. A equipe de copeiras
    se esmerou em fazer o dizer de parabéns, as nutricionistas fizeram a decoração da tampa da marmita e encheram as bolas. Há um empenho e uma alegria de toda a equipe da Nutrição em participar desses eventos, juntamente com a equipe de enfermagem, transformando este dia especial para toda a equipe”, relembra Glaucimar Papa, supervisora de nutrição da unidade.

    Todo o processo de preparo da refeição foi acompanhado pela nutricionista de produção, Thais Marques, que analisa as particularidades da alimentação dos pacientes nesse momento.

    “Nós analisamos o que poderia ser feito, quais seriam as possibilidades, e pensamos em fazer esse bolinho de chuva para agradá-lo, já que não está se alimentando muito bem. Nós acompanhamos todo o processo desde o preparo junto a cozinheira, o cuidado para colocar na embalagem, fazer uma embalagem diferenciada, alegre, desejando felicitações. Nós adaptamos a receita para que ele pudesse comer. Fizemos um bolinho de chuva e no final para enfeitar, colocamos um adoçante em pó para substituir o açúcar. Usamos banana para ficar com o sabor doce para lembrar um pouco de casa, da família”, disse Thais.

    A prática desse tipo de comemoração já faz parte da cultura organizacional do Hospital. A equipe de nutrição e dietética faz o controle diário das informações
    relacionadas ao protocolo de identificação do paciente, assim como a data de nascimento, para que os pacientes possam ter um momento de comemoração durante o período tão difícil que vivem.

    Últimas