• Hospital estimula práticas saudáveis entre os colaboradores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/09/2021 12:24
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Um tempo para cuidar da saúde mental em meio à rotina intensa de trabalho. Desde abril, aulas de meditação e yoga, voltadas para os colaboradores, são realizadas no Hospital Santa Teresa pelo projeto HST Zen para estimular o autocuidado. Os encontros acontecem duas vezes na semana, ao ar livre, e têm reunido profissionais de diversas áreas que aproveitam para fazer reflexões sobre a vida e o momento vivido durante o combate à pandemia do novo coronavírus. Recentemente, as aulas foram abertas também para os acompanhantes de pacientes.

    “Nossos colaboradores estão há quase dois anos lutando incessantemente contra a Covid-19 e convivendo com seus medos e angústias. Por isso, temos desenvolvido ações com o objetivo de motivar e dar suporte. As aulas de meditação e yoga surgiram neste contexto para ajudar no equilíbrio emocional das equipes. Cuidar das pessoas é a nossa missão”, contou o diretor executivo, o médico Leonardo Menezes.

    “Nunca tinha feito meditação e como estava me sentindo um pouco triste com toda esta situação da pandemia, uma amiga me estimulou a participar das aulas. Comecei a frequentar e não parei mais! A meditação tem me ajudado bastante a entender e aceitar as coisas da vida. Sem falar nos exercícios que ajudam a desenferrujar e o relaxamento que trabalha a nossa mente. Só tenho a agradecer e parabenizar a iniciativa de todos que estão envolvidos nesse projeto”, contou o analista Gilson Sabbadim.

    As aulas são ministradas pelo professor Luiz Almeida, que possui 40 anos de experiência na área, e tem duração de uma hora. Durante as práticas, os colaboradores são estimulados a relaxar, se concentrar e a viver o momento presente, em um exercício para se desconectarem dos problemas. “A yoga trabalha a flexibilidade, tranquilidade, concentração, além de dar potência ao sistema respiratório e nervoso, acalmando e relaxando. O que tenho observado nas pessoas é a importância da reflexão e o interesse em buscar uma atividade que acalme, principalmente nestes tempos. Estimular o olhar para dentro de si é o principal papel da yoga”, analisou o professor.

    O sucesso das aulas do HST Zen fez com que o projeto fosse ampliado e passou a ser oferecido também para os acompanhantes de pacientes internados. “Entendemos a meditação como uma prática saudável e um benefício importante para o equilíbrio das pessoas. Poder proporcionar um momento prazeroso destes para os acompanhantes é muito gratificante”, declarou o gerente assistencial, Márcio Bastos.

    Para o coordenador de Recursos Humanos, Rodrigo França Pinto, a participação dos colaboradores mostra a importância de ações como esta dentro do ambiente corporativo: “Todos estamos vivendo um momento muito delicado. É fundamental olharmos para as pessoas de forma integral, para além do lado profissional”, avaliou.

    Últimas