• Hospital de Petrópolis realiza procedimento inédito na Região Serrana

  • 26/fev 16:58
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    Aconteceu nessa segunda-feira (24), a primeira ressecção de espessura total de uma lesão de cólon pré maligna, no Hospital Unimed Petrópolis. O procedimento, minimamente invasivo, tem como objetivo retirar as lesões pré malignas do paciente, antes que elas se transformem em um câncer. O paciente, de 62 anos, teve alta na terça-feira (25).

    O procedimento foi realizado pelo médico endoscopista Miguel Koury Filho, que é o único especialista certificado para realizar a técnica na Região Serrana. Ele explica como o procedimento pode auxiliar no tratamento do paciente em investigação de câncer.

    “Essa técnica tem o objetivo de ressecar uma lesão pré́-maligna, antes que ela se transforme em um câncer. Mesmo que possamos identificar um pequeno número de células cancerosas no local, esse tipo de ressecção pode garantir um tratamento curativo. Esse paciente em específico tinha uma lesão pré́-maligna, ele já havia sido submetido a tentativas de ressecção por endoscopia sem sucesso”, informa Miguel Koury.

    O médico explica ainda que o procedimento é como se fosse uma colonoscopia simples e de rápida recuperação.

    “O paciente tem alta no mesmo dia, ou no máximo em 24 horas e esse é o objetivo deste procedimento, proporcionar aos pacientes uma técnica rápida, minimamente invasiva, que substitui uma cirurgia de barriga aberta e proporciona uma melhor recuperação. Também é interessante para a operadora e para hospital, tendo em vista que o paciente fica menos tempo internado, passa menos tempo no centro cirúrgico, tem menor chance de complicações e, com isso, menor chance de necessidade de uso de antibióticos, CTI, entre outros”, avalia.

    Confira também sobre Petrópolis e região:

    Últimas