• Hospital celebra aniversário de pacientes internados: alento em momento difícil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/04/2021 14:36
    Por Victor Carneiro

    Em um momento tão triste e delicado que a humanidade vive devido à pandemia, atitudes que levam um pouco de alegria às pessoas em meio a tantas dificuldades precisam ser exaltadas. O Hospital Unimed, por exemplo, tem buscado mecanismos de amenizar o momento tão difícil que é o de uma internação. São atividades e iniciativas que podem parecer simples, mas para quem recebe a demonstração de carinho, são o estímulo necessário para a recuperação.

    Uma das iniciativas começou em 2019, quando o hospital passou a comemorar o aniversário de pacientes internados. Com a pandemia, a ação se tornou mais frequente, como uma forma de acolhimento e de prazer para essas pessoas, em um momento tão desafiador.

    Cada ação é pensada de acordo com a restrição do paciente. “Já fizemos um pudim para uma dieta pastosa; salada de frutas para uma restrição a glúten e lactose; bolo específico para paciente diabético; e para uma criança foi preparado o seu bolo preferido. E em cada comemoração, são enviadas mensagens personalizadas”, conta a nutricionista do hospital Camila Cardoso.

    Camila passou, recentemente, por situação emocionante: ajudou a organizar a comemoração de aniversário da sua avó, Lindalva Cavalcante Cardoso, que completou 91 anos, no dia 15 de março, período em que ainda estava internada.

    A nutricionista Camila Cardoso passou por uma situação emocionante: organizou, no hospital, a celebração do aniversário de sua avó, que estava internada: ação para levar alegria e esperança em um momento difícil (Foto: Divulgação)

    A nutricionista conta que havia informado a colegas do hospital sobre o aniversário da avó e que todos, prontamente, se prontificaram a realizar a comemoração.

    “Esse é um momento muito difícil, principalmente por não podermos visitar e estar junto dos nossos familiares. Apesar disso, nos conforta em saber que tem pessoas desconhecidas, que são especiais e capazes de nos proporcionar um momento como esse. Tal iniciativa, fez com que o nosso coração se enchesse de alegria, até porque, são 91 anos, e que devem sim, ser comemorados!”, disse Camila.

    Por conta da pandemia, esse foi o segundo aniversário que todos os familiares não puderam comemorar da forma que gostariam com dona Lindalva, que tem Alzheimer. Resgatar as memórias afetivas e as lembranças nostálgicas com cada familiar se tornam ainda mais importantes a cada ano.

    Durante o período de internação da avó, Camila revelou que a rotina como nutricionista foi conturbada, já que além de dona Lindalva, a mãe também estava internada.

    “Dias muito difíceis, pois ao mesmo tempo estava com minha avó internada aqui no Hospital Unimed, e minha mãe na Unidade de Terapia Intensiva em
    um outro hospital. Foi necessário conciliar os meus dias de plantões e revezar como acompanhante durante esta semana em que elas tiveram internadas”, relatou
    Camila, que após os dias de luta, vê a recompensa na recuperação das pessoas que tanto ama.

    A comemoração acontece da seguinte forma: a data é sinalizada pelas copeiras, nutricionistas e equipe de enfermagem. Em seguida, a equipe de nutrição inicia a organização dos preparativos.

    Mural em homenagem aos profissionais de saúde emociona funcionários

    Equipes das áreas administrativas e de apoio da cooperativa do hospital idealizaram a ação “Não cuidamos só de pacientes, nós cuidamos do amor de alguém”, que consiste em um mural com mensagens deixadas pelos colegas, em homenagem aos profissionais de saúde.

    De acordo com a empresa, foi uma forma de valorizar as equipes médicas, enfermeiros e todos os profissionais que atuam neste momento tão difícil. Ações que começaram no cuidado e carinho a pacientes e que se estendem aos colaboradores.

    Palavras de incentivo e otimismo

    Palavras de incentivo e carinho também são enviadas aos pacientes, através das capas de marmitas personalizadas durante as refeições, iniciativa da equipe de nutrição do hospital.

    Diariamente, a equipe de hotelaria também envia recados aos pacientes adultos e crianças na troca ou recebimento do enxoval, através de desenhos, poemas, mensagens religiosas e até mesmo recados de familiares.

    Últimas