• Hospital Alcides Carneiro terá dia exclusivo de consultas e exames preventivos do colo do útero

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Mulheres com idade entre 25 e 59 anos residentes no município poderão marcar suas consultas por telefone sem necessidade de encaminhamento

    26/01/2023 09:11
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Hospital Alcides Carneiro realiza, neste sábado (28), o Dia D do Janeiro Verde, campanha voltada para a conscientização sobre o câncer do colo do útero. Serão 60 consultas em saúde da mulher e exames preventivos histopatológicos (papanicolau) em mulheres de 25 a 59 anos, residentes no município. O atendimento deverá ser agendado por telefone (2236-6600 ramal 306 ou 235) e não é necessário encaminhamento.

    O prefeito Rubens Bomtempo destacou o papel da campanha: “O câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres, ficando atrás apenas dos de mama e do colorretal, além de ser a quarta maior causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil. A conscientização é de extrema importância, visto que a descoberta pode ser feita logo no início, por meio de exames simples de rotina e tratado de forma precoce, o que aumenta bastante os índices de cura.”

    “Além dos exames histopatológicos, esta ação também tem a função de prestar orientações às pacientes, como por exemplo, esclarecer fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como a não utilização de preservativos, tabagismo, doenças imunosupressoras, entre outros”, explicou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

    Últimas