• Hospital Alcides Carneiro inaugura mais 10 leitos de UTI não direcionados à covid nesta semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/10/2020 18:20

    Foram entregues nesta semana mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Alcides Carneiro para pacientes não covid. Nos últimos meses com a situação de pandemia, parte dos leitos disponíveis no município foram direcionados para os pacientes contaminados pelo coronavírus, o que gerou uma demanda grande para os outros casos. Tanto os Ministérios Públicos Estadual quanto o Federal têm, nos últimos meses, discutido a situação com a Secretaria Municipal de Saúde. 

    Leia também: Defesa Civil emite alerta de chuva forte e rajadas de vento para Petrópolis 

    Hoje, mesmo com a inauguração dos leitos, ainda há nove pacientes na fila de espera por uma vaga de UTI no município. Ao todo, são 72 leitos de UTI não covid pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Prefeitura, um dos 10 leitos ainda está em fase final de montagem pois será destinado como “leito de isolamento”, voltado às doenças infectocontagiosas de grande periculosidade, e tem previsão de entrega em, no máximo, 15 dias. 

    A fila de espera por leitos é um assunto que vem sendo cobrado pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual nas reuniões semanais que acontece entre membros da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde. Ainda que venha sendo retomado gradualmente o atendimento eletivo, a fila que foi formada durante os meses de suspensão do atendimento por causa da pandemia vai demorar a ser diluída. 

    Segundo a Prefeitura, foram contratados profissionais e foram montadas as equipes que irão atuar no novo setor da unidade hospitalar. A equipe será composta por um médico, um enfermeiro, seis técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta especializado em terapia intensiva. A Prefeitura também informou também que ainda neste mês vai lançar um edital para a entrega de mais 9 leitos de UTI não Covid.

    Últimas