No último sábado (28), enquanto mais de três mil pessoas participavam da tradicional caminhada pelas ruas do Centro que celebra o encerramento do Outubro Rosa no município, seis mulheres também estiveram bastante envolvidas com a campanha no Hospital Alcides Carneiro. No Centro Cirúrgico do HAC, pacientes que sofreram mastectomias (remoção de um ou dos dois seios) em decorrência do câncer de mama, passaram por cirurgias plásticas de reconstrução mamária sob o comando dos médicos João Medeiros e Carlos Vinícius Leite, em uma parceria entre a Prefeitura, por meio do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro, a UNIFASE/FMP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Os procedimentos, realizados por três equipes formada por cirurgiões, enfermeiros, técnicos de enfermagem, anestesistas, instrumentadores, alunos da liga de Cirurgia Plástica da UNIFASE/FMP, residentes da UFRJ e o pessoal de apoio, duraram em média três horas por paciente e o resultado foi um sucesso.
Segundo dados divulgados pelo HAC, em 2023 o hospital realizou 2016 consultas em mastologia, 334 mamografias (entre junho, quando o novo mamógrafo digital entrou em operação, até outubro) e mais de 6600 ultrassonografias.
O diretor-presidente do Sehac, Ricardo Patuléa destacou a importância do mutirão.
“A autoestima e o bem estar emocional das pacientes após enfrentarem o câncer de mama são aspectos fundamentais para sua recuperação. Essas cirurgias não são apenas procedimentos médicos, mas também atos de cuidado e apoio à saúde mental das mulheres. A realização desta força-tarefa é um ato de solidariedade e humanidade, não se trata apenas de procedimentos cirúrgicos. É um gesto de carinho e apoio a todas as guerreiras que enfrentaram o câncer de mama”, declarou.