• Hospitais públicos e privados de Petrópolis encontram dificuldade para suprir demanda por equipes médicas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/03/2021 19:32
    Por Luana Motta

    Na tarde desta sexta-feira (19), pacientes que foram até o ponto de apoio em Itaipava e ao Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) relataram à Tribuna que não havia equipe médica ou só havia apenas um médico atendendo. Muitos voltaram pra casa ou buscaram outras unidades de saúde.

    O caso não é isolado: a dificuldade em cumprir a escala de médicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pontos de atendimento à Covid-19 se dá por dois motivos: os obstáculos para contratação de mais profissionais e os que estão em atividade, algumas vezes, precisam ser afastados por estarem com suspeita ou confirmação de covid-19.

    O mesmo tem acontecido na rede privada. Na reunião com o Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (17), representantes do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa e do Hospital Unimed Petrópolis disseram que também estão encontrando dificuldade para contratar novos médicos para compor as equipes.

    MP orienta Prefeitura a divulgar falta de médicos para direcionar pacientes

    Durante a reunião, o diretor-presidente do Serviço Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac), Filipe Furtuna, disse que dez médicos da equipe covid testaram positivo ou estão com suspeita da doença e, por isso, houve dificuldade na elaboração da escala médica das UPAs e tendas. Um representante da Secretaria Municipal de Saúde informou ao Ministério Público que a assessoria de comunicação da Prefeitura está elaborando um canal para informar possíveis problemas nos pontos de atendimento.

    No entanto, essa mesma proposta foi vetada pelo prefeito interino Hingo Hammes (DEM), no mês passado. O vereador Eduardo Ferreira (Republicanos) havia proposto um projeto de lei que obriga a Prefeitura a informar a escala de plantão e os locais de atendimento de urgência e emergência com atendimento médico para a população, para evitar que os pacientes fiquem se deslocando as unidades sem necessidade. A proposta foi aprovada pela Câmara, mas foi vetada na prefeitura.

    O Ministério Público voltou a orientar a Prefeitura para que esses episódios de falta de médicos sejam comunicados à população pelas redes sociais da Prefeitura, direcionando os pacientes para unidades onde o atendimento esteja efetivamente sendo realizado.

    Em resposta à Tribuna, a Prefeitura informou que vem encontrando dificuldades para conseguir médicos para atuar na rede, assim como vem acontecendo na rede particular. A dificuldade aumentou em função da maior demanda por atendimento e também por internação. O município segue empenhado em garantir o atendimento da população e vai abrir nos próximos dias convocação para médicos que possam atuar na rede de urgência e emergência, especialmente no enfrentamento à covid-19. Na noite desta sexta-feira, o atendimento referenciado para covid-19 é a UPA de Cascatinha, que tem equipe médica 24h. Durante a noite (20h às 8h, equipes de enfermagem fazem testes para covid e dão orientações no HMNSE e no ponto de apoio de Itaipava. 

    Segundo a Prefeitura, nos próximos dias será aberto um cadastro para a contratação de mais médicos para reforçar as equipes.

    *Matéria alterada às 8h46 para inclusão de informações.

    Últimas