Começa nesta sexta-feira (30) o horário eleitoral gratuito. Até o dia 3 de outubro, emissoras de rádio e TV de todo o país transmitem as propagandas relativas ao primeiro turno. Em Petrópolis, no entanto, os candidatos a vereadores e prefeito terão este espaço apenas em rádios, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).
A Justiça Eleitoral também definiu como será a divisão do tempo do horário eleitoral gratuito para cada chapa dos candidatos a prefeito. As transmissões serão pela manhã, entre 7h e 7h10 e, depois, à tarde, das 12h às 12h10.
A coligação “Petrópolis renovando com credibilidade e experiência”, do candidato Hingo Hammes (PP), terá o maior tempo, com cerca de 5 minutos. Depois, vem “Para Petrópolis seguir avançando”, do candidato Rubens Bomtempo (PSB), com 3 minutos e 30 segundos.
A coligação “Renova Petrópolis”, do candidato Eduardo do Blog (Republicanos), terá um minuto de tempo no rádio. Por fim, a Federação PSOL-REDE, de Yuri Moura, terá 30 segundos. O partido Novo, de Bernardo Santoro, não aparece na listagem.
O tempo é definido pela representatividade de cada partido no Congresso Nacional. Também foi feito o sorteio da ordem de veiculação, que será: Eduardo do Blog, Yuri Moura, Rubens Bomtempo e Hingo Hammes.
As emissoras de rádio também deverão reservar 70 minutos diários para propagandas gratuitas dos candidatos, que terão inserções de 30 e 60 segundos, a critério dos partidos, federação ou coligação. Estas entradas serão distribuídas ao longo da programação entre 5h e 00h.
Desde o dia 16, os candidatos também estão autorizados a divulgar seus números de campanha e pedir votos nas ruas e na internet. A campanha eleitoral segue até a véspera do primeiro turno, que será em 6 de outubro.
Leia também: acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024