Horário de Verão termina hoje
O horário de verão chega ao fim hoje. Isso significa que a partir de 0h os relógios devem ser atrasados em uma hora. Junto com esses 60 minutos vão embora também os dias mais longos, por causa da sensação de que o pôr do sol está acontecendo mais tarde. Atualmente, os estados da região Norte e Nordeste não participam do Horário de Verão. O método de adiantar e atrasar a hora existe em 30 países, com exceção dos países localizados na faixa equatorial, onde não existem variações de estações e o clima se mantêm o mesmo em quase todo o ano.
O Horário de Verão entre outros objetivos, veio com a função de preservação do meio ambiente, evitando a poluição que produzida pela queima de combustível fóssil para geração de energia de origem térmica; melhoria na qualidade de vida da população, já que os dias são mais bem aproveitados, e as atividades de lazer podem ser feitas com mais segurança ainda a luz do dia. Mas há quem diga que os efeitos para saúde não são tão positivos assim. Alguns especialistas apontam que a mudança do horário provoca alterações no relógio biológico das pessoas, principalmente nas de mais idade.
Outro fator que causa transtornos na mudança de horário é a programação de televisão, que segue o horário oficial de Brasília, fazendo com que os estados que não adotam horário de verão, precisem se adaptar à mudança. Para o jornalista Renan Vargas Vieira, o fim do horário de verão é uma tristeza. “Adoro chegar do trabalho em casa e ainda estar claro. Posso dizer que aproveito muito mais o dia. Sem contar que dá mais vontade de sair, fazer um passeio mesmo que rápido, apreciando uma vista ainda cheia de luz”, afirmou.
Já a balconista Karina Castro afirma que se sente cansada. “O meu período de adaptação é sempre muito complicado. Fico exausta nas primeiras semanas e quando me vejo acostumando com a mudança já preciso atrasar o relógio e voltar a rotina antiga. Claro que sair do trabalho ou outros compromissos com o dia ainda claro é legal, mas no meu caso não compensa o cansaço físico”, reclamou.