• Homens x Animais = Covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/03/2020 14:54

    Que o Homem vem se comportando como se Deus fosse, isso é fato comprovado. E isso vem ocorrendo em diversos setores da vida. Sua relação com o meio ambiente tem sido cada vez mais agressiva e irresponsável e como toda ação gera, naturalmente, uma reação, seria o COVID 19 uma maneira do planeta responder a todas as agressões que vem sofrendo há séculos?

    Vale explicar (ou relembrar para os que já sabem) que o COVID 19 tem sua origem primária no morcego. Essa opinião é unânime. Entretanto, as divergências começam a partir da constatação de que foi necessária a participação de uma outra espécie animal para que o vírus sofresse uma mutação e, somente a partir daí, contaminasse o ser humano. No início falaram nas cobras e, agora, falam dos pangolins, bichinho parecido com o nosso tatu bola, que é um dos animais mais traficados do planeta. Pesquisadores envolvidos nesse estudo sugerem que as diferenças biológicas entre morcegos e humanos indicam que o novo corona vírus precisou passar por outro mamífero para se multiplicar ou sofrer mais mutações antes de chegar aos seres humanos. Ou seja, se não fosse a ação maléfica dos traficantes de animais silvestres e a dos seus “clientes”, poderíamos estar livres do COVID 19.

    Os morcegos vêm se mostrando hospedeiros de diversos outros vírus como, por exemplo, o ebola e outros dois tipos de corona. Mas, por que eles não adoecem? A resposta está no seu sistema imunológico peculiar, que vem sendo estudado por muitos cientistas. As duas possibilidades levantadas são sua alta temperatura corporal e o alto nível de proteínas interferon.

    Entretanto, isso não faria diferença para a população humana se ela não interferisse tanto no meio silvestre. Epidemias estão se tornando mais prováveis à medida que o ser humano invade os habitats de animais selvagens. Segundo Stuart Neil, diretor de virologia do King’s College London, na Inglaterra, “os humanos são expostos a vírus como este pela maneira como se comportam e interagem com os animais”.

    A pergunta que fica é se seremos os mesmos depois que essa pandemia acabar. Nossa atitude diante da Natureza mudará? Se continuarmos como antes, estaríamos contribuindo para a extinção de nossa espécie? Se isso for verdade, acreditamos que o planeta Terra agradeceria.

    Últimas