• Homenagem a N. Sra. do Rosário e S. Benedito lembra a cultura negra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/05/2016 09:00

    Nesta sexta-feira, às 10h, será realizada uma missa em ação de graças a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, um dos santos cultuados pelos negros na época da escravatura, e até hoje por muitos devotos. A intenção da missa é manter a história e tradição dos escravos vivas, levando em conta que foram eles que, com suas esmolas, conseguiram construir a primitiva Capela de Nossa Senhora do Rosário, inaugurada em 3 de maio de 1883, ocasião em que foi realizada a primeira missa na Capela, celebrada pelo Monsenhor Roque Monteleone.

    Anos mais tarde, em 1952, devido ao péssimo estado de conservação, a capela foi demolida e no lugar construída a nova igreja, que foi inaugurada por completo em 31 de maio de 1983. A ordem da construção da nova igreja foi dada por Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, Bispo Diocesano de Petrópolis, que incumbiu o Monsenhor Francisco Gentil de coordenar a intervenção.

    Os escravos responsáveis pela angariação de fundos para a construção da antiga capela pertenciam ao senhor de escravos Pereira Jorge, e já haviam sido alforriados por ele, conhecido por ser um grande abolicionista. Após a morte de Pereira, que doou em testamento 22 braços dos 76 que compunham a sua propriedade na época, atual Rua Floriano Peixoto, os escravos que viviam com ele receberam títulos da dívida pública federal em usufruto próprio, que junto com as esmolas arrecadadas foram usadas na construção da humilde capela. 

    “Vale ressaltar que naquela época a única igreja em Petrópolis era a Catedral São Pedro de Alcântara, frequentada pela nobreza, ou seja, que não podia ser utilizada também pelos negros. Por isso, a importância da Capela de Nossa Senhora do Rosário, que era utilizada exclusivamente pelos negros, e onde foi criada uma irmandade responsável, principalmente, pelo culto a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito”, afirmou a historiadora e membro da comissão diocesana de arte sacra e patrimônio cultural, Elizabeth Maller.

    Esta é a primeira vez que a missa de ação de graças a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é realizada na igreja. “Estamos resgatando essa memória que estava esquecida! A intenção é tornar o evento permanente, levando em conta que ele tem tudo a ver com a história da igreja. E para abrilhantar ainda mais a comemoração, a igreja voltou a expor a imagem de São Benedito, que estava guardada há 40 anos, assim como o oratório, um estandarte feito no século 19 e que saía na frente das procissões na época. A imagem atualmente exposta tem chamado muito a atenção dos fiéis, que sempre param e fazem uma prece e agradecimentos. Poder presenciar isso é muito importante. Por isso convido todos os petropolitanos a comparecer na missa desta sexta-feira, para mantermos a história da igreja e dos negros responsáveis pela sua construção, cada vez mais vivos”, disse o padre e membro da comissão diocesana de arte sacra e patrimônio cultural, José Montesano.


    Últimas