Homem é flagrado agredindo gatos dentro de carro de empresa de telefonia. Ele foi demitido
Imagens que mostram um homem agredindo gatos dentro de um carro na Rua Buenos Aires, no Centro de Petrópolis, na tarde do último domingo (24) provocaram revolta na cidade e fizeram a polícia abrir investigação para apurar o caso. As cenas, registradas por um funcionário da TV Vila Imperial (TVI), emissora de TV local, mostram o homem segurando brutalmente um dos animais e dando socos em sua cabeça. O homem usava o carro da empresa Serede, terceirizada contratada pela Oi, e estava uniformizado. As empresas repudiaram a atitude do homem e informaram, em nota, que ele demitido.
Após a divulgação das imagens, o homem, que tem 43 anos, se apresentou na delegacia, acompanhado de um advogado. Em depoimento, no entanto, negou maus-tratos aos animais. De posse das imagens, a polícia abriu inquérito e vai investigar se ele já agiu assim antes. Isso porque protetores de animais reconheceram o homem, que já teria adotado animais em outras ocasiões. O gato agredido também teria sido adotado recentemente e a pessoa que fez a doação foi ouvida na delegacia. O depoimento foi anexado ao inquérito.
“O vídeo que mostra as agressões viralizou na internet. As pessoas começaram a reconhecer o indivíduo e isso tomou uma proporção muito grande. Fui até o local na tentativa de encontrar o homem ou os gatos, mas não consegui localizar nenhum dos dois", explicou o protetor Domingos Galante, lembrando que não existe legislação para acompanhar esse tipo de questão. "A sugestão é criar critérios para a doação desses animais”, disse.
Segundo a delegada Fernanda Marchesi, o caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim). Ela esclareceu que os gatos não foram encontrados e não é possível dizer se estão vivos. Por meio de nota, a Polícia Civil do Estado informou que "assim que o crime foi divulgado nas redes sociais, foi feito registro de ocorrência para apurar o episódio. Ainda no início da noite de domingo, o suspeito se apresentou na delegacia e foi identificado como a pessoa que aparecia nas imagens que estavam sendo divulgadas". Ele foi autuado e responderá por maus-tratos a animais.
Em nota, as empresas Oi e Serede frisaram que o caso já está sendo tratado na esfera criminal e lembraram que já há notícia-crime contra o agressor. Ambas garantiram que vão acompanhar os desdobramentos do caso na esfera criminal e avaliar outras medidas que poderão ser adotadas para assegurar punição exemplar.