• Homem é autuado por queimada na Posse

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/07/2022 11:49
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Um homem foi autuado nessa terça-feira (5), no distrito da Posse, por queimada, após fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, em ação que visava coibir infrações ambientais. A ação ocorreu próximo à Unidade de Conservação do Monumento Natural Municipal da Pedra do Elefante (Monape), localizado nas áreas rurais do Taquaril e do Brejal, tornando a infração mais grave.

    O homem foi autuado por infringir os artigos 42 e 43 da Lei municipal n° 6.389 de 2006, que veda o emprego do fogo nas florestas e demais tipos de vegetação, bem como proíbe a queima pura e simples de lixo, restos de vegetação ou quaisquer outros detritos.

    “Entre os meses de junho e agosto, o município passa pelo período de seca. Com menos chuvas na região, a vegetação, principalmente a rasteira como o capim, se torna mais propensa ao alastramento das queimadas. A situação é agravada também pelo período das festas juninas com fogueiras e soltura de balões, que são proibidos. É uma época de atenção redobrada para esse tipo de infração”, afirma Marjorie Wippel, gerente de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente.

    Dados divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente indicam que desde o início do ano, a pasta já atendeu 171 denúncias de infrações ambientais no município. Entre casos de supressão de vegetação, poluição de curso hídrico, contaminação de solo, empresas exercendo atividade sem licença ambiental e queimadas.

    As denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelo telefone (24) 2246-9241, ou pessoalmente na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Koeler nº 87, no Centro.

    Últimas