• Home office será o futuro do corretor de imóveis?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/06/2020 00:01

    Caros colegas corretores, conforme tem ocorrido no decorrer deste ano, especialmente após o início da pandemia de Coronavírus, a palavra “adaptação” tem sido uma premissa de todos nós, especialmente dos corretores de imóveis, pois nossa profissão não está entre as atividades essenciais estabelecidas pelo poder público para funcionar de portas abertas.

    Diante dessa realidade, muitos profissionais adotaram o trabalho de casa (home office) como alternativa para não ficar sem trabalhar, ao menos até que seja permitido voltar a abrir as portas dos escritórios e lojas.

    Contudo, como tem sido uma tendência em vários lugares do Brasil, partir definitivamente para o trabalho home office parece ser a tendência da maioria das empresas no Brasil, de acordo com matéria publicada no site da revista Exame. Isso se aplica diretamente aos corretores de imóveis também.

    A favor desta tendência temos mais vantagens do que desvantagens, especialmente para o corretor autônomo ou para aquele que tem uma pequena imobiliária: redução de custos com aluguel de uma sala ou loja, redução de despesas com os insumos do escritório, serviços de luz, internet etc., além do principal neste período de pandemia, evitar o trânsito diário casa x escritório e se expor desnecessariamente ao coronavírus.

    Porém, como dito acima, temos também desvantagens deste método de trabalho. Entre elas estão a informalidade do trabalho, pois sem um escritório, muitos clientes vêem o profissional como alguém informal, até um pouco clandestino. Para isso ser desconstruído, o corretor precisa ser um profissional bastante atualizado e com uma postura altamente técnica, a fim de dar segurança aos clientes que atender. Outro ponto negativo no trabalho de casa é a dispersão. Muitas pessoas não conseguem separar bem o ambiente do lar e do trabalho num lugar só, e, quando deveriam trabalhar, acabam procrastinando e não fazendo o que precisam para produzir bem no dia.

    Mesmo com todos estes desafios, antes da pandemia já víamos uma quantidade razoável de corretores de imóveis atuando no home office. Eu mesmo já trabalho neste formato há 10 anos e nunca tive um problema sequer em atender meus clientes. Agora, com esta pandemia que vivemos, este cenário se transformou numa necessidade para os colegas corretores que não atuavam desta maneira. Para ajuda-los, seguem algumas dicas de como trabalhar com eficiência no home office:

    1 – Separe um canto da casa para seu escritório: Mesmo estando em casa, é preciso ter um espaço para você trabalhar e poder produzir adequadamente. Se você mora numa casa grande, tenha um cômodo só para você montar seu escritório. Se você mora num pequeno apartamento, separe nem que seja uma pequena mesa para você colocar seu computador, notebook ou até mesmo para abrir sua agenda e mexer no seu celular (se você não tiver computador em casa). Isso ajuda você a focar no seu trabalho mesmo estando em casa, pois, ao ir para o seu espaço separado para o escritório, você cria uma rotina dentro da sua casa.

    2 – Acumule o mínimo de papéis: Nós corretores lidamos com muitos documentos, formulários, contratos etc. Trabalhando de casa, é preciso você ter uma gerência sobre isso, do contrário terá sua casa infestada de papéis espalhados. Para acabar com isso, digitalize todos os documentos que passarem por você e guarde o mínimo possível na sua casa. Utilize um scanner. Caso não tenha, baixe o aplicativo CamScanner em seu celular que você terá um scanner na palma da sua mão.

    3 – Coloque uma rotina de tempo no home office: Trabalhar em casa traz facilmente você para a indisciplina, especialmente no uso do seu tempo no dia. Para isso não te trazer problemas, estabeleça uma rotina, tal como se você fosse trabalhar fora de casa, ou seja, defina horário para acordar, horário no qual você vai se dedicar ao trabalho de dentro de casa e o horário no qual você vai se dedicar a descansar e não vai mexer mais na rotina do trabalho. Lógico que, para o corretor, atender o cliente que faz contato muitas vezes é a qualquer hora, mas me refiro aos trabalhos burocráticos que você faz na imobiliária.

    Diante de tudo isso fica a pergunta: Será o home office uma tendência de futuro para o corretor de imóveis?

    Fabrício Junqueira – Delegado do Creci em Itaipava.

    ANIVERSARIANTES DA SEMANA:

    Dia 14: Decio Lobo Junior – Creci 18.644;

    Dia 15: Neusa Maria Araujo Hoeltz – Creci 17.241, Armando Cesar Gonçalves de Moraes – Creci 66.503, Luciane de Souza Alves – Creci 71.087.

    Dia 17: Paulo Eduardo Rebello Damico – Creci 18.995, Paulo Marcos dos Reis – Creci 21.222, Boris Goldshimit – Creci 35.267, Emanuel Paulo Clavery de Oliveira – Creci 70.415;

    Dia 18: Clodomiro Gonçalves Ferreira – Creci 595, Mario Jorge Almeida da Silva – Creci 31.098, Patricia Barbosa – Creci 67.839, André Luiz Scagliusi – Creci 65.355;

    Dia 19: Maria das Graças Marquete Medice – Creci 23.006, José Roberto de Assumpção Pereira – Creci 71.326, Gustavo de Queiroz Bellino – Creci 57.703;

    Dia 20: José Antonio Damaceno – Creci 52.498, Giovanni Bianchi – Creci 21.934, Fernando Ventura Tannure – Creci 57.396, Eduardo Henrique Ayres da Motta – Creci 41.439;

     

    Nossos parabéns a todos vocês!

    Últimas