• História da colonização do povo alemão em Petrópolis será contada em documentário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/08/2021 13:28
    Por Janaina do Carmo

    Começa na próxima semana as filmagens do documentário que vai contar uma história, que teve início há quase 200 anos na cidade: a colonização do povo alemão. Promovido pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), o “Legado Germânico em Petrópolis” é dirigido pelo cineasta Bruno Saglia, que já assinou outros filmes rodados na cidade, como o “Garoto” e “De Repente Eu Te Amo”.

    Serão os próprios descendentes e também historiadores que vão contar a história dos colonos alemães na Cidade Imperial. O documentário também conta com um vasto e rico acervo de documentos e fotos guardados ao longo desses quase dois séculos. O objetivo, segundo Bruno Saglia, não é apenas retratar a história da chegada do povo alemão, mas também emocionar. “Quero contar histórias que nunca foram contadas, deixar os petropolitanos surpresos e emocionados”, disse o cineasta.

    O trabalho de pesquisa, quando mais de 60 pessoas foram entrevistadas, durou três meses. Nos próximos dias começam as filmagens o que deve durar cerca de um mês. Depois tem início a parte da pós-produção. O documentário deve ficar pronto no fim do ano. “Também estamos trabalhando junto com a Alemanha, juntando documentos e relatos, porque alguns alemães que estiveram aqui depois retornaram para a sua terra natal. É uma outra parte da história que queremos também contar”, pontuou Bruno.

    Para o cineasta dirigir o documentário vai muito além da sua relação com Petrópolis, mas é um resgate também da história da sua família. “Minha bisavó é imigrante alemã e relatos que ouvi durante a pesquisa retrataram o dia a dia na casa da minha família. A culinária, os costumes, as tradições”, comentou Bruno. “Minha bisavó chegou da Alemanha e desembarcou em São Paulo. Veio ela, os pais, um irmão com oito anos e uma irmã. O irmão morreu na viagem e o corpo dele foi jogado ao mar. Minha bisavó presenciou isso. Depois a irmã se apaixonou por um rapaz dentro do barco e não seguiu com a família para São Paulo. As duas nunca mais se viram”, contou.

    Entre as várias histórias que serão retratadas no documentário está a de uma parteira que usava um livro, todo escrito em alemão, para auxiliar no trabalho dos partos. “São histórias ricas em detalhes, em emoção e é isso que quero explorar. Aproveitar que ainda temos pessoas que podem contar essa parte da história e perpertuar isso”, comentou Bruno.

    Para Fabiano Barros presidente do PCVB, o documentário também tem como objetivo fortalecer o turismo e o legado germânico na cidade. “Levar essa história do povo alemão em Petrópolis, sua cultura, suas tradições é uma forma de promoção do turismo”, disse. Felipe Almeida, CEO da rede de hoteis Kastel (que é um dos patrocinadores do documentário) também acredita no potencial turístico do documentário. “Essas histórias precisam ser contadas e preservadas. E para o turismo isso é promover novas experiências para o visitante”, ressaltou.

    Felipe acrescenta que o objetivo é transformar Petrópolis em um destino nacional e internacional. “O fortalecimento da história e cultura da cidade movimenta o turismo. Através desse legado, representado em filmes e documentários, o turista se interessa, se encanta e se aproxima”, frisou o CEO.

    Últimas