• Hingo Hammes cede secretarias, mas impõe limites a partidos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/09/2021 02:12

    É emblemático o embarque do PSD de Hugo Leal no governo interino de Hingo Hammes.  O partido vai assumir a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública com a presidente local do partido Rosangela Stumpf ficando à frente da pasta. O nome mais forte do partido na cidade, o professor Leandro Azevedo, terceiro colocado nas eleições de 2020, levou essa pernada porque, afinal, o partido embarcando na gestão interina sepulta a candidatura de Azevedo. Na prática o PSD vai jogar fora 22 mil votos que é o tamanho do ex-vereador Leandro Azevedo conquistado na última eleição.  Quem entende de política crê que esses votos não vão migrar para Hingo Hammes.

    Expectativa quanto a Leandro

    Nesta configuração do PSD em Petrópolis, Leandro Azevedo está em uma situação delicada. Uma saída é romper com o partido e deixar também o cargo na Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio) que nunca deveria ter assumido, inclusive e voltar a ser professor. Pode salvar, assim, o patrimônio que tem, representado por 22 mil eleitores.

    Rédea curta

    Sobre a ‘distribuição’ de secretarias na gestão de Hingo Hammes para partidos aliados em prol da candidatura do interino em eleição suplementar cabe a reflexão caso não tenham percebido. Como a gente falou, os partidos têm apenas meia tutela das secretarias porque Hammes quer que boa parte da equipe seja formada por gente dele e que tudo passe por ele.

    Figuração política

    Tomando como exemplo a Assistência Social, Hugo Bento, um nome de bastidores não é a ‘cara’ do Republicanos. E o partido vai conquistar pouca visibilidade… É o contrário da fórmula de figuração política quando se coloca o político como secretário e demais cargos são ocupados por técnicos que é para o trabalho poder andar.  O novo modelo, para os partidos, não deve funcionar bem. Nas urnas, que fique claro.  

    Proprietários

    E ainda existe um terceiro viés neste caso. Existe um freio nos próprios secretários e partidos nesta configuração instituída por Hingo Hammes. Mas não seria um desejo apenas dele e passaria pelos vereadores.  As secretarias precisariam ser reconhecidas como espaço dos vereadores.

    Vai pesar

    Também não podemos deixar de notar que o interino Hingo Hammes para pavimentar a candidatura na eleição suplementar – e abafar as demais – faz acordos, muitos acordos. Isso vai pesar na própria gestão.  Bate um papinho com Bernardo Rossi que ele te conta como é carregar esse peso, Hingo.

    Sem autonomia

    Na Educação, a movimentação de troca já começou. Márcia Palma, a atual secretária, se reuniu cedinho ontem com equipe para deixar a casa em ordem. José Luiz Lima, ex-Psol, da cota pessoal de Yuri Moura, vai assumir em alguns dias. Mas, assim como ocorreu com o Republicanos na Assistência Social não vai ter autonomia. Hingo Hammes vai nomear muitos e muitos cargos de sua confiança.

    Só pra saber

    Então, quer dizer que vereadores defensores do transporte público foram informados pela Tribuna sobre os mais de 30 ônibus que deixaram de circular na terça-feira pela manhã? E fizeram o que além de ir às redes sociais comentar?  E só para atualizar: no final do dia já eram, 36, dois deles separados por 300 metros ali na Dr. Sá Earp. Anota aí, gente!

    Depois de 30 ônibus quebrados de manhã a ‘quarta-feira a pé’ teve mais seis com defeito à tarde, dois deles na Dr. Sá Earp. E tava chovendo para piorar a vida de quem depende de transporte público.

    Contagem         

    Petrópolis está há 265 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Ausentes

    Vereadores quase não participam dos (poucos ainda por causa da pandemia) eventos culturais da cidade. Foi assim na abertura da Serra Serata, na terça-feira. Mas, neste caso, a abertura foi no período da sessão em plenário. Deve ser por isso que os vereadores nem querem mais fazer sessões às quintas-feiras…

    Frase da semana

    Dedicada aos que reclamam que estão sendo atacados por opositores: “só tem adversário político quem não compõe com todo mundo”. Mas não é do interino Hingo Hammes, não. É autor desconhecido.

    146 anos

    Os tempos difíceis não permitem a comemoração merecida, mas o aniversário de 146 anos da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, parceira do Hospital SMH, não vai passar em branco. A data será lembrada com missa hoje, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, às 12h15. O presidente da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, Luis Borges, diretores do SMH, colaboradores e amigos estarão presentes.

    Covid

    Você conferiu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna que os números da covid, ainda que em baixa, não permitem que Petrópolis respire aliviada. São 1.507 mortes, 37 delas ainda este mês de setembro. Também foram confirmados, este mês, 399 casos. Em agosto foram 2.906 casos confirmados e 74 mortes.

    É Primavera! Chuvosa, porque é Petrópolis, né? Ana Kutter fez essa maravilha de foto no Quitandinha.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas