
O prefeito eleito de Petrópolis, Hingo Hammes, e sua equipe de transição identificaram falhas significativas em relação aos insumos essenciais para acolher, de forma adequada, a população deslocada para os pontos de apoio. Para o novo governo, os problemas criam impedimentos significativos nos processos de resposta a emergências do município, especialmente diante do risco de chuvas fortes nos primeiros dias de janeiro.
A equipe de Hingo considera que a ausência de recursos essenciais compromete a capacidade de fornecer assistência rápida, especialmente para grupos vulneráveis como idosos, crianças e pessoas com deficiência.
“Se as chuvas fortes chegarem nos próximos dias, a resposta será demorada e inadequada dentro dos padrões mínimos para melhor acolhimento da população vulnerável e isso pode colocar a vida de muitas pessoas em risco”, afirmou Hingo Hammes.
Além da falta de recursos nos pontos de apoio, a equipe de transição também apontou problemas no Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), que não contempla adequadamente o risco hidrológico. O plano também foi elaborado sem a participação da população e sem a realização da audiência pública necessária para sua aprovação na Câmara Municipal.
“O Plano Municipal de Redução de Riscos precisa ser revisto com urgência. Ele não foi elaborado de forma transparente, sem a devida participação popular. A revisão desse plano será uma das prioridades da nossa gestão, para garantir que ele realmente atenda às necessidades da população e à segurança de todos”, destacou Hammes.
A atualização do PMRR, contratada por mais de R$ 327 mil, deveria ter sido entregue em fevereiro, mas só foi apresentada em novembro. Ainda assim, ainda não está disponível no site da Prefeitura.
Outro ponto destacado pela equipe de transição foi a falta de processos licitatórios ativos essenciais para uma pronta resposta por parte da Secretaria de Defesa Civil. A ausência de regularização pode comprometer a operação desses equipamentos, essenciais para a segurança de áreas de risco.
O governo atual divulgou à imprensa que realizou um treinamento de técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Obras sobre o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) no Primeiro Distrito na sexta-feira (27).
“O nosso maior compromisso sempre foi proteger vidas e reduzir os impactos de eventos adversos em Petrópolis. Ao longo da nossa gestão, realizamos investimentos importantes para fortalecer e modernizar a Defesa Civil, incluindo a aquisição de equipamentos, melhorias na infraestrutura e a promoção de treinamentos como este. Essas ações são fundamentais para consolidarmos uma cidade mais segura e resiliente”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo.
Em resposta à Tribuna, a gestão de Rubens Bomtempo informou, por meio da Defesa Civil, que o Plano Municipal de Redução de Riscos, apresentado durante a III Conferência Municipal de Defesa Civil, levou em consideração o escopo definido judicialmente, que definia a abrangência restrita ao primeiro distrito e ao risco geológico.
Com relação aos insumos, o governo municipal disse que os pontos de apoio estão sendo abastecidos pela Secretaria de Assistência Social com kits (colchonetes, lençóis, fronhas, travesseiros e cobertores) para o acolhimento dos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com deficiência.
A atual administração da Prefeitura também destacou as iniciativas em resposta às chuvas de fevereiro e março de 2022, afirmando que concluiu mais de 146 obras de grande e médio porte, com outras 45 em andamento. Também apontou os investimentos em prevenção e a instalação de novas sirenes, cancelas automáticas e ilhas de segurança.
“No momento, a Secretaria de Defesa Civil está revisando os documentos referentes à atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O objetivo é garantir que o documento esteja alinhado com as condições atuais do município, além de seguir as melhores práticas de gestão de risco. Assim que estiver concluído, o plano atualizado será divulgado, reforçando o compromisso da Prefeitura com a transparência e a prevenção de riscos e desastres”, informou a nota.