
Hingo e Coruja vão a público desmentir que estão brigados
O barulho causado pelo presidente da Câmara, Júnior Coruja, e suas articulações com a oposição visando (em tese apenas) as eleições de 2026 foi tão forte que ele e o prefeito Hingo Hammes tiveram que vir a público desmentir que estão rompidos. Após sete dias de muita especulação, boato e deixando tudo isso rolar, Hingo e Coruja tomaram um café no Palácio Sérgio Fadel. O presidente da Câmara gravou um vídeo ao lado do prefeito para dizer, basicamente, que “não é nada disso que vocês estão pensando”. A parceria continua, que a cidade vem em primeiro lugar, o momento é de união e todos aqueles clichês de sempre. Coruja disse que as conversas com “o pessoal do PSB” (duas em um intervalo de três dias, incluindo um animado Rubens Bomtempo) tiveram a ver apenas e tão somente com a aliança do PSD e do PSB para as eleições estaduais e não significam um distanciamento da atual gestão. Pode ser, mas é inegável a sensação de que, se o presidente da Câmara queria passar algum recado de insatisfação com o atual governo, conseguiu. O prefeito, por sua vez, correu não apenas para mostrar força, mas principalmente para manter uma base, sinalizando a vontade (e necessidade) de manter sua base e não criar novos inimigos – pelo menos neste momento.
Amigos, amigos, eleição à parte
Essa dicotomia entre a relação institucional e a relação política ainda vai render novos capítulos, já que Hingo e Coruja fazem parte de grupos políticos diferentes. Apesar de o sonho de consumo do prefeito do Rio, Eduardo Paes, ser o PP de Hingo e Dr. Luizinho, a aliança ainda está longe de ser fechada, com muita negociação pela frente. E o prefeito de Petrópolis já deixou claro que não vai se movimentar sem ouvir o presidente do PP e o grupo do governador Cláudio Castro.
Tudo igual
Partisans mais maldosos dizem que tudo continua igual: Coruja continua muito prestigiado no governo e como é ensaboado, vai continuar fazendo a política da boa vizinhança, sem brigar nem com Hingo, nem com Bomtempo e nem com ninguém. E segue com muita cara de candidato para a próxima eleição.
Dúvida que não quer calar
Antes de receber Júnior Coruja na Prefeitura, Hingo Hammes esteve na Secretaria de Estado de Saúde, quando foi recebido pela titular da pasta, Cláudia Mello. E onde estava o secretário municipal, Luís Cruzick? Partisans procuraram até com lupa e nada de achar o (ainda) secretário…
Caixa de pandora
Depois de Partisans, no domingo, revelarem algumas distorções em folhas salariais dentro do governo municipal, houve uma corrida em busca dos Portais da Transparência, principalmente entre os próprios funcionários públicos. Não que seja tanta novidade, mas quem olha a lista de vencimentos encontra cada uma… É uma incorporação aqui, outra gratificação ali e quando você vê, pumba, surge um supersalário – em alguns casos, agora, às vezes até mais alto do que o do prefeito e secretários…
Reforma continua rendendo
A minirreforma administrativa continua rendendo. A oposição diz que a Secretaria da Mulher, enxugada virou um apêndice do Cram. Já integrantes do governo, em privado, alegam que a secretaria consegue rodar bem como indutora de políticas públicas mesmo mais enxuta. No caso da Pessoa com Deficiência, o que mais tem pegado, além da perda de visibilidade da pauta, é a inclusão ao Esporte. O movimento PcD considera as duas áreas pouco afetas.
Amor para todos, ódio para ninguém
O deputado Yuri Moura esteve na comitiva brasileira que acompanhou o Jalsa Salana, evento global, realizado em Londres, promovido pela Ahmadia, uma vertente do islã cuja sede no Brasil fica aqui em Petrópolis, na mesquita do inicio da Estrada da Saudade. O evento acontece todos os anos e mostra para o mundo a força do movimento e também o seu caráter pacífico, desmistificando a intolerância religiosa.

Contagem
Estamos há 2 anos, 2 meses e 23 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.