• Hike&Fly: uma nova modalidade de voo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/06/2016 11:31

    Pilotos de parapente aderem à onda de subir montanhas explorando novas alternativas de voo. O termo é atual, mas o conceito nasceu com o esporte. O parapente foi criado dessa forma: montanhistas descobriram uma nova e divertida forma de descer as montanhas. Assim foi criado o parapente. E um novo estilo está chegando em Petrópolis e promete ser a sensação entre os praticantes da modalidade, sobretudo porque a cidade receberá muitos turistas estrangeiros por conta dos Jogos Olímpicos de 2016.

    Hoje, com os centros de voo cheios e as rampas convencionais já com suas rotas bastante exploradas, o Hike&Fly surge como um renascimento do esporte. Incentivado na Europa por eventos como o RedbullXAlps e Dollomitman, corridas de aventura pelos Alpes, onde o competidor cumpre longas travessias, usando apenas seu paraglider e seu condicionamento físico.

    É justamente com esse espírito que um grupo de pilotos vem praticando a nova modalidade no Rio de Janeiro e nas serras de Petrópolis. Essa atividade garante um maior contato com a montanha e a natureza, reforçando o companheirismo entre seus praticantes.

    “Sou piloto há 22 anos e boa parte desse tempo voando das rampas convencionais da cidade, que são ótimas, mas com o tempo você necessita de novos desafios. O parapente é um esporte que garante um contato com a natureza como poucos, 90 por cento de sua prática depende da sua interação com ela. O hike&fly proporciona uma nova forma de ver a montanha, e fazer um planejamento e um estudo todo novo da sua aventura”, explicou o veterano piloto Flávio Dias.

    A modalidade vem crescendo tanto que os fabricantes de equipamentos lançaram, no ano passado, modelos específicos para essas aventuras com redução de até 70% do peso. A estimativa é que isso traga um crescimento de 14% no número de praticantes no continente europeu.

    No país, a atividade já é praticada em várias regiões e o Rio surge como excelente alternativa. Além de belas montanhas, as condições de voo são bastante confiáveis.

    “Já exploramos bastante algumas montanhas da região, com 100% de eficácia, e nosso objetivo é realizar um circuito de Hike&fly, graduando os níveis de dificuldade de cada montanha. Sempre guiamos pilotos vindos de outros países em rampas da cidade, e no último ano todos já vieram equipados para o Hike&fly”, atesta Dias. “Acredito que as montanhas da região serrana do Rio podem ser uma boa alternativa para pilotos estrangeiros que visitam o país”, acrescentou.

    Uma característica marcante do Hike&Fly, além do que já foi dito, é um padrão de conduta dos praticantes. Flávio Dias ressaltou ainda que esse esporte mostra respeito pelo meio ambiente, não degradando nem desmatando, mantendo a montanha preservada, a montanha e a aventura, estreitando os laços com os praticantes e admiradores do esporte, além, é claro, as condições de voo – algo fundamental no voo livre.Petrópolis tem larga tradição com parapente e asa delta, sendo um dos destinos.

    Últimas