Henrique Avancini vence a categoria Short Track na abertura da Copa Internacional de Mountain Bike
O petropolitano Henrique Avancini venceu a categoria SuperElite masculina no tipo Short Track (XCC) da etapa em Petrópolis da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), realizada na manhã deste sábado (09). Entre as mulheres, quem levou a melhor foi a atleta Jaqueline Mourão. O dia de competição continuou à tarde com as largadas da E-bike e Cyclocross, além da Copa Sense Bike com as categorias Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado e as femininas da CIMTB. A última disputa fica por conta dos atletas da Expert, Cadete e Master.
A categoria XCC teve um percurso de cerca de 2 km. Após a largada, os atletas percorreram 25 minutos, mais duas voltas para completar a prova. Classificada como Classe 3, a competição vale 10 pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI). Henrique Avancini é o atual segundo lugar e assinou o circuito na cidade.
"Muito intensa e dinâmica a prova. Esse é o percurso mais técnico que existe no Brasil. Guardei energia para as duas últimas voltas, quando consegui me distanciar do segundo colocado. Estou feliz e honrado em vencer na minha cidade", comemorou Henrique.
Considerada a principal prova do calendário brasileiro, a Copa Internacional acontece de maneira inédita em Petrópolis, abrindo o calendário de etapas. A prova acontece no Vale do Cuiabá conta com o apoio da prefeitura, que aposta no fomento da modalidade na cidade e também enxerga no evengo como uma oportunidade de trazer turistas, movimento a economia.
A cidade foi escolhida para abrir a temporada da CIMTB, aproveitando o bom momento e a força do nome do atleta brasileiro para impulsionar os fãs e aumentar o número de apoiadores. “Também estamos trabalhando em parceria com o Henrique Avancini em outros projetos, para que cada vez mais os petropolitanos estejam inseridos no mountain bike”, explica Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.
Giuliana Morgen vence a categoria sub-17 feminino
Giuliana Morgen, da equipe Sense Factory Racing, conquistou mais um pódio neste sábado (9). A atleta venceu a primeira etapa da Copa Sense Bike, na categoria sub-17 feminino. Giugiu liderou as duas voltas do percurso de 4,77 quilômetros e desnível de 25 metros.
A petropolitana, à vontade e em casa, ditou o ritmo da prova durante todo o percurso. “Apertei desde a largada. E durante o trajeto fui abrindo em relação às demais meninas. A partir daí, relaxei e administrei minha posição. Fez muito calor, mas acabei me acostumando. Fui aumentando o ritmo até o final e venci”, comenta Giugiu.
Para Giuliana, esta é uma das competições mais importantes de seu calendário de provas. A petropolitana está focada na conquista do bicampeonato pan-americano, na categoria cadete, e brasileiro na categoria juvenil, e, para isso não poupa esforços em sua rotina diária de treinos com bike e funcional. Cada prova soma pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Brasileiro de Ciclismo e, com o resultado deste sábado, Giugiu está na liderança absoluta entre as atletas juvenis femininas.
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.
O próximo compromisso de Giuliana Morgen será a segunda etapa da Taça Brasil de Cross Country Olímpico (XCO) que acontecerá em São Paulo no dia 24 de março.
Programação de domingo
O domingo (10) também será movimentado na CIMTB. As largadas começam às 8h com Sub17, Sub15, Sub60, Sub65, Over65 e PNE. Enquanto isso, às 9h, as crianças da categoria Mirim entram em ação na pista de Teste Ride. No percurso principal, as categorias Júnior Masculina e Feminina, Sub30 e Sub35 se preparam para invadir o percurso às 10h. O dia fecha com a Super Elite que entre em cena às 14h. A prova Classe 1 soma 60 pontos no ranking da UCI para o campeão.
“Ficamos surpresos com as mais de 700 inscrições. Também por isso, fazemos um trabalho pensando em todos detalhes para que tudo ocorra bem nos dois dias. Estamos muito satisfeitos com a prova em Petrópolis”, afirmou Rogério Bernardes, organizador do evento.