• Hemorio entra em alerta vermelho na última semana do ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/12/2021 15:26
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O Hemorio acionou o alerta vermelho por falta de doações na última semana de 2021. Ao todo, o hemocentro contabilizou 10% a menos de bolsas coletadas em relação a 2020, auge da pandemia no Estado. Com esse resultado e caso a população não se mobilize, grandes emergências do Rio de Janeiro podem sentir o impacto em seus atendimentos durante as intercorrências das festas de final de ano.

    Para incentivar a participação geral e com objetivo de ajudar a frear o avanço da epidemia de síndrome gripal na cidade, o Hemorio estendeu também sua distribuição de doses contra a gripe. A vacinação, que começa nesta quarta-feira (29/12), segue até durarem os estoques do imunizante. Desta forma, a população interessada pode fazer sua doação de sangue antes de se vacinar na unidade.

     “Este é um período muito crítico para o Hemorio, já que as recentes chuvas somadas à pandemia e às festas de fim de ano reduziram as doações drasticamente. Essa iniciativa tem o objetivo de atrair a população que ainda não se vacinou contra a gripe para fazer sua doação de sangue e ser imunizado em seguida”, explicou o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

    Durante este mês, por conta da pandemia, da epidemia de gripe e das fortes chuvas, o Hemorio registrou queda de 250 bolsas de sangue em relação ao mesmo período de 2020. Até o momento, 80 mil doações foram coletadas ao longo de 2021.

    A doação é fundamental para garantir o suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do Estado do Rio. O atendimento no Hemorio também segue normal, com funcionamento de segunda a domingo, incluindo feriados, das 7h às 18h.

    Quem pode doar

    Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.  Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

    Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doença de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 30 dias do fim dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).

    Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

    Últimas