• Hemorio e Prefeitura do Rio lançam campanha para converter doações de sangue em novos plantios de árvores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/09/2021 09:51
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O Hemorio e a Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Parques e Jardins, estão lançando a campanha “Sangue é Vida”, que vai converter o número de bolsas de sangue doadas em mudas de árvores urbanas destinadas a novos plantios nas regiões menos arborizadas do Rio. O objetivo é incentivar  a doação de sangue, que reduziu em mais de 20% no último ano, devido à queda do número de doadores por conta da pandemia do novo coronavírus. 

    A campanha terá início em 21 de setembro, data em que é comemorado o Dia da Árvore, e seguirá até 04 de outubro, Dia da Natureza. Ao final, o número de mudas será contabilizado com base no total de doadores do período. Essas mudas serão plantadas nas áreas selecionadas pela Fundação Parques e Jardins, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente. Atualmente a cidade do Rio conta com um déficit de 1 milhão de árvores urbanas, principalmente nas zonas Norte e Oeste. 

    Doações reduziram na pandemia

    O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado. Todo o sangue doado é usado principalmente em grandes emergências como acidentes de trânsito, em cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas. 

    De acordo com o órgão, são necessárias pelo menos 300 novas bolsas de sangue por dia para atender a demanda dos pacientes do estado. No último ano as doações foram diretamente impactadas por conta da pandemia e a média diária de coletas caiu para 210.

    Quem já teve Covid-19 pode doar sangue 30 dias após estar curado da doença. No caso das vacinas, também é permitido doar. Quem tiver sido imunizado com a Coronavac está liberado para doar sangue 48h depois da aplicação. No caso dos demais imunizantes, o prazo é de uma semana.

    Coleta segura 

    A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que salva vidas. Quem não puder doar pode participar divulgando a importância da doação.

    A coleta é um processo muito seguro. Todo o material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Antes da coleta, é feita uma triagem com questionário e entrevista para descobrir se o cidadão está apto a fazer a doação. Na doação habitual, são coletados até 450 ml de sangue.

    Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você estiver em dúvida se pode ou não doar, entre em contato diretamente com o Hemorio pelo DISQUE SANGUE – 0800-2820708. 

    Quem pode doar

    Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. 

    Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.

    Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.

    Últimas