• Hamsters são ótimas companhias para as crianças

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/11/2017 09:00

    Os animais domésticos além de serem uma ótima companhia para as crianças, também podem contribuir para seu desenvolvimento social e afetivo. O cuidado e o carinho com o bichinho ajudam a criar laços, e ter responsabilidades com um outro ser. Às vezes, os pais até querem adotar um animal, mas por falta de espaço ou tempo desistem. Mas, saindo do convencional, outros pais descobriram em pequenos animais um jeito de trazer alegria para a criançada. Pequenos e fáceis de cuidar, os hamsters podem ser uma boa opção para quem deseja ter um animal de estimação.

    Assim como qualquer animal doméstico, estes roedores exigem cuidados e atenção. O principal é que o hamster tenha um cantinho só dele, uma gaiola própria, por exemplo. Estes animais costumam ter hábitos noturnos, então, não se assuste se acordar no meio da noite com barulhos vindos da gaiola. Bem peludos, eles também não tomam banho comum, com água e sabão. O indicado é que sejam limpos com produtos próprios, como pó para banho seco, produto fácil de encontrar no mercado. 

    A auxiliar de contabilidade Flávia Cunha, tem três hamsters e conta que nunca tinha pensado o quanto estes animais poderiam fazer bem para seus filhos. “Eu nunca pensei em ter hamsters, mas um dia meu vizinho não quis mais o hamster dele, e não tinha para quem dar. Nós nos sensibilizamos e resolvi pegar ele para criar. Meus filhos adoraram, e agora são o xodó lá de casa”. O primeiro hamster adotado infelizmente morreu. E é importante dizer que isto, já que estes animais têm um período curto de vida. Sua expectativa de vida é de dois a três anos. 

    “Nosso primeiro hamster, o Bethoven, ficava muito sozinho, aí adotei uma fêmea para fazer companhia para ele, a Monalisa. Quando ele morreu, a fêmea teve 7 filhotes. Só pude ficar com dois. Hoje quem cuida deles são as crianças. Uma limpa a gaiola, outro dá comida e água, e se divertem com eles”, contou, Flávia. 

    Estes roedores comem ração especial, e gostam de grãos, frutas, raízes e queijos. No mercado existem rações equilibradas, com o valor nutricional necessário para que continuem saudáveis. E para os dentes que estão sempre crescendo, é indicado alimentos mais sólidos, que possam desgastar naturalmente seus dentes.

    Toda esta preocupação fica por conta dos baixinhos, que brincam e tomam conta, desde os filhotes que foram para a adoção, até o Minichef e a Raspinha do Tacho, como são chamados os filhotes que foram adotados pela família. “Eles são maravilhosos, são os mascotes mais fofos que já tive. São noturnos e quando estou em casa à noite brinco com eles”, disse, uma das filhas de Flávia, Nandini Cunha, de 8 anos. 

    Esses peludinhos parecem ser uma ótima opção, mas, se gostou da ideia, deve ficar atento há algumas restrições. Os hamster são sociáveis, mas só é indicado que vivam na mesma gaiola se forem criados juntos desde pequenos, porque depois de adultos não se adaptam muito bem, e acabam brigando. O cio das fêmeas acontece em curtos períodos de tempo, em média a cada quatro dias. Então é importante que ela fique em uma gaiola separada do macho caso não deseje que eles se reproduzam tão rápido. Os hamster adoram brincar, uma roda especial já irá deixá-los felizes. E o mais importante, tratar estes roedores sempre com carinho e cuidado, principalmente ao manuseá-los, porque são brincalhões e agitados. 


    Últimas