• Hammes, Lessa, Leandro, Elias, Bernardo e… Dudu! Os nomes que começam a ser ventilados para as eleições (que podem não acontecer)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/05/2021 02:00

    Hammes, Lessa, Leandro, Elias, Bernardo e… Dudu! Os nomes que começam a ser ventilados para as eleições

    Diante do cenário político e administrativo da prefeitura, o vereador Dudu também sentiu “o chamado”. E pode colocar o nome pra jogo para prefeito nas eleições suplementares.  E não é só por isso: “forças empresariais” também teriam assinalado apoio a ele, apoio que demais não estão conseguindo para alavancar suas candidaturas. Mas, uma nova reviravolta no caso Bomtempo, deixou o ex-prefeito mais perto de tomar posse.

    Já tem ‘pesquisa’

    Falando em eleição, Marcelo Lessa já botou o CPF para rolo e anunciou que é candidato a prefeito, ainda que tenha sido desmentido pelo partido, o Solidariedade. E durante a semana circulou nas redes sociais uma pesquisa de um instituto baiano até então desconhecido por aqui apontando os quatro primeiros, nesta ordem: Leandro, Elias, Dudu e Hammes.

    Tá faltando nomes aí!

    Pesquisa estranha que não colocou pra jogo nem Bernardo Rossi nem o vereador Yuri Moura que seriam lideranças políticas que também pesam em uma eleição, seja colocando o nome ou apoiando.

    De volta?

    Mas, falando em Bernardo Rossi, ele não estaria mais satisfeito em ser apenas candidato a deputado estadual. Tá pensando seriamente em voltar a disputar a prefeitura e não é só pelo status, não.

    E o interino Hingo Hammes sentiu o peso da tomada de decisão com a manifestação da União da Juventude Socialista contra a volta às aulas presenciais.

    Tchau, querida

    E tá nas livrarias “Tchau, Querida”, livro do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Um dos pivôs do afastamento da presidente Dilma Rousseff, Cunha foi condenado a 14 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva por crimes envolvendo a Petrobras e hoje cumpre prisão domiciliar.

    Você também, querido

    E lá pelas tantas, o livro não cita o deputado federal Hugo Leal? Cunha conta, decepcionado, que na eleição à presidência da Câmara, Arlindo Chinaglia, seu adversário, cooptou espiões na ala dele. E Hugo Leal, que até então era seu eleitor, num dia pegou uma carona no jatinho do PMDB ao lado d Cunha e, no dia seguinte, já tava almoçando com Chinaglia e depois passou a acompanhá-lo em tudo.  Hugo Leal, logicamente, vai desmentir.

    É a vida, professor

    Mas, ficamos lembrando de toda a chateação do professor Leandro Azevedo por ter sido preterido na candidatura a prefeito nas eleições suplementares tendo o interino Hingo Hammes o apoio do governador Claudio Castro.  É um dos exemplos que em política sempre tem pernada. Como diz o ditado popular todo mundo já levou, vai levar ou tá levando. Importante é dar a volta por cima como vez Leandro, confirmado candidato a prefeito.

    Devolução

    E os vereadores já falam em uma ‘estadualização’ do Hospital Alcides Carneiro. Significa dar ao Estado a gestão do HAC o maior e principal hospital da cidade. A alegação é de que a prefeitura não consegue colocar as contas do HAC em ordem.  O HAC foi transferido pelo governo federal à prefeitura em 1991 e desde lá recebeu uma série de melhorias, ampliações e novas funções como a maternidade, a única pública da cidade.

    Esperança na usina de Friburgo

    Logo agora que existirá a reativação da usina de asfalto de Nova Friburgo – material que pode ser deslocado para outras cidades – é que a prefeitura licitou R$ 35 milhões em asfalto de financiamento conseguido na gestão passada. Mas, pode ser que a usina friburguense possa dar esperança aos distritos que ficaram sem nada nesta licitação milionária.  Tem também a promessa de asfaltar 80 ruas pelo DER, todas nos distritos, mas só vendo para acreditar.

    Contagem

    Petrópolis está há 119 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Diferença

    Em um momento que o país precisa do ensino online por causa da pandemia, é gritante a falta de internet para os alunos. Em 2019, cerca de 4,3 milhões de estudantes em todo o país não tinham acesso à internet por razões econômicas ou indisponibilidade do serviço na área em que vivem. Desse total, 4,1 milhões são alunos da rede pública. Os dados são da Pnad Contínua, que investigou no último trimestre de 2019 o acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).  Enquanto 92,6% dos alunos da rede privada tinham telefone móvel celular para estudos e uso pessoal, este percentual era de apenas 64,8% entre aqueles da rede pública. 

    Já falamos que somos apaixonados pelo Vale das Videiras? Mas como não ser? Foto de Larissa Mello.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas