HAC terá mais nove leitos de UTI para pacientes com outras enfermidades, não Covid-19
O Hospital Alcides Carneiro está nos ajustes finais para a liberação de mais nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com outras enfermidades, sem covid-19. O anúncio da criação de mais leitos foi feito em agosto e a previsão é que a entrega seja feita até esta sexta-feira (9). Hoje, terça-feira (6), o município tem 12 pacientes na fila de espera por um leito de UTI não covid-19 nas unidades de saúde do SUS no município.
Hoje o município conta com 62 leitos de UTI. Com os novos leitos, o total passa a ser de 71. Segundo a Secretaria de Saúde, os novos leitos integram o atendimento aos pacientes “não Covid-19”, ou seja, as demais demandas de internação da população. O último acerto a ser definido para que os leitos sejam integrados ao sistema municipal de saúde é definição da equipe de profissionais que irá atuar nas novas UTIs. Equipe formada por um médico, um enfermeiro e dois técnicos para cada leito, além de um fisioterapeuta plantonista.
De acordo com a Saúde, também estão em fase de conclusão a nova Unidade Pós-Cirúrgica do HAC, que atende os pacientes que se recuperam de cirurgias. A UPC funciona como uma etapa de transição que antecede a transferência para os leitos clínicos, bem como a transferência para outro hospital. Estão sendo construídos mais três leitos. Hoje o município conta com sete. A previsão é de que a unidade seja concluída até o fim do ano.
Além disso, está sendo reativado o Banco de Leite do hospital, que deve começar a operar em novembro. A estrutura, que estava desativada desde 2008, vai dar suporte à maternidade de alto risco da UTI Neonatal, bem como ser integrada à Rede Cegonha, fornecendo leite materno a mães que não podem amamentar.
Leia também: Atraso em entrega de doses adia início da campanha de multivacinação e contra a poliomielite em Petrópolis