• HAC: com mamógrafo quebrado, 400 pessoas aguardam pelo exame

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/01/2020 20:00

    Com uma fila de espera de mais de três meses pelo exame de mamografia, pacientes do Hospital Alcides Carneiro (HAC) iniciam o ano de 2020 com uma preocupação séria com a saúde. Em novembro do ano passado, a lista de espera para a realização do exame chegava a pouco mais de 800 pacientes no município. Nessa quinta-feira (2), a prefeitura informou que 400 pessoas ainda aguardam a realização do exame.

    A paciente Adriana Gonçalves, de 50 anos, não esperava pela notícia de que seu exame, marcado para essa quinta-feira (2), estava sendo desmarcado. Quando foi solicitada a realizar o exame em consulta médica, em outubro, a preocupação com a saúde já lhe tirou o sono. “Faço parte do programa de saúde da mulher porque preciso acompanhar minha saúde. Preciso fazer a mamografia e uma ultrassonografia, que já tem mais de um mês que aguardo a marcação. Estão desmarcando as pessoas, o aparelho está quebrado e ninguém toma providências. Pessoas que precisam fazer os exames com urgência, é um descaso”, disse.

    Leia também: Prefeitura deixa parte dos servidores sem pagamento na virada do ano

    Em abril do ano passado, a prefeitura divulgou a abertura de edital de licitação para a compra de novos equipamentos de exames de imagens para a rede pública de saúde, entre eles um mamógrafo. Questionada sobre o andamento da licitação, a prefeitura informou que a secretaria de Saúde aguarda o envio de recurso estadual para a aquisição de mais um aparelho de mamografia para o HAC.

    Em novembro, a Tribuna noticiou os dados levantados pela Defensoria Pública sobre a fila de espera para exames no Sistema Único de Saúde, no município. Pelo menos 30 mil pessoas estavam na lista da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde aguardando exames de ultrassonografia, endoscopia digestiva, radiografia, ressonância magnética e tomografias. A Secretaria de Saúde contestou os dados fornecidos por ela própria à Defensoria Pública, e justificou dizendo que “a listagem inclui números das demandas reprimidas e expiradas, ou seja, pacientes que estão com nomes incluídos na fila, mas que já podem ter realizado exames ou consultas; casos de pacientes que já passaram pelo exame ou consulta na rede pública, mas que a unidade executora pode não ter dado baixa no sistema; pacientes que deram entrada novamente no sistema com outro pedido para o mesmo tipo de atendimento”, informou a Secretaria por meio de nota.

    Além do HAC, os exames são realizados em clínicas conveniadas à Prefeitura. Mas pacientes relatam que também tem dificuldades em agendar nestas clínicas, devido ao grande número de pacientes, e a quebra do equipamento, como na Clínica Berger, na Rua Coronel Veiga.

    Remarcação de exames

    A prefeitura informou nessa quinta-feira (3) que  o aparelho de mamografia do Hospital Alcides Carneiro passou por  manutenção e os exames voltarão a ser realizados a partir da próxima semana. Os pacientes serão remarcados e informados da nova data por telefone. Em relação à prestadora Clínica Berger, o aparelho passou por uma revisão mas já voltou a funcionar. No entanto, a unidade está em recesso estas duas semanas, voltando o atendimento na próxima semana. Os pacientes também serão reagendados.

    A prefeitura acrescentou que, com a retomada da oferta das mamografias no início deste ano, a previsão é de que todas as 400 pessoas que aguardam pelo exame até fevereiro.

    Leia também: Primeiro bebê de 2020 em Petrópolis nasceu no Hospital Unimed

    Últimas