• Há um ano, ônibus seminovos eram anunciados como “revolução no sistema”

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/ago 04:29

    A campanha “Fora Petro Ita”, que é uma bandeira da reeleição de Bomtempo – na tentativa de escapar daquele carimbo que está sendo impresso em suas costas como o responsável pela crise no sistema – não convence todo mundo, não. O pessoal anda resgatando nas redes sociais um passado recente, mais precisamente em janeiro de 2023, quando a crise no sistema já se mostrava acelerada e com o desfecho que vemos hoje, e a prefeitura anunciava a aquisição de ônibus seminovos como uma revolução para melhorar o transporte público. Também recuperaram material da imprensa mostrando Bomtempo fazendo o anúncio desses ônibus colocados em circulação pela Petro Ita.

    Resultado dos seminovos

    Em um “balanço”, se não nos falha a memória, em novembro do ano passado, Bomtempo dizia que o sistema havia recebido 100 ônibus novos e seminovos. Mas não especificava quantos de cada “categoria”, o que é uma afronta para as empresas que investiram em veículos zero quilômetro, que são muito, muito diferentes dos sucatões seminovos… As outras empresas deveriam reclamar.

    Contagem

    Petrópolis está há 1 ano e 110 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    O livro “Políticas Públicas Estruturantes para o Brasil do Século XX”I, organizado pela socióloga e cientista política Maria Alice Nunes Costa, coordenadora do Laboratório Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional (Lader) da Universidade Federal Fluminense (UFF) vai ser lançado hoje, às 17h30, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). O evento é aberto ao público.

    Será?

    Tem candidato a prefeito que “melhorou” tanto o discurso nos vídeos das redes sociais que parece estar sendo dublado. Ou seria IA?

    7 de Setembro

    Não vemos a hora de chegar o feriado. E não é para descansar, não. É para assistir à saia justa que será o Desfile Cívico para alguns candidatos. Porque, ao vivo, cara a cara com o povo, não tem como controlar as críticas. Melhor pesquisa eleitoral de todas.

    Mais uma

    De forma gradual, como já mencionamos outras vezes, a prefeitura está transferindo a gestão de unidades de saúde para o Serviço Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac). O Sehac, com mais de R$ 460 milhões em dívidas, agora é responsável por 11 unidades de saúde, entre postos, hospital e UBS. Pelo Sehac, a prefeitura pode contratar médicos e outros profissionais livremente, sem concurso, mas será que a estrutura e o rombo da entidade suportam? Outra questão é saber se, assim, a Secretaria de Saúde perde a ingerência e a fiscalização sobre a rede municipal.

    11 unidades

    O Sehac hoje, além do Hospital Alcides Carneiro, gere as três UPAs, a UBS do Bairro da Glória, a UBS do Carangola e a UBS do Itamarati. Também assumiu, há três meses, o Posto de Saúde Dr. Sergio Luis Bastos, do Castelo São Manoel, em Corrêas. Agora, passa a administrar o Complexo Padre Francisco Montemezzo, composto pela Unidade Básica de Saúde Frei Leão, Núcleo de Especialidades Médicas e Reabilitação Evelyn Luiza Netto da Silva e a Unidade Pré-Hospitalar Leônidas Sampaio, todas no Alto da Serra. Também gere o complexo de saúde de Pedro do Rio, o Alcidinho. E agora, mais uma unidade entrou nessa lista: a UBS do Bingen, batizada de Miralda da Ponte, também vai ser gerida pelo Sehac.

    Deu ruim

    E tem racha no Podemos. O presidente local do partido, Sergio Bernardes, disse que, com a desistência de Leandro Sampaio como candidato a prefeito pelo partido, ele vai apoiar Hingo Hammes, assim como os candidatos a vereador da legenda. Rafael Ribeiro, um dos que compõem a nominata ao legislativo, nega e diz que seguirá isento. Ainda afirma que pelo menos outros quatro candidatos do partido não compactuam com o apoio a Hammes.

    A professora e escritora Cristina Maria Ferreira tomou posse na Academia Brasileira de Poesia Casa de Raul de Leoni. Aqui, com a poeta e escritora Shirley Vilhena, uma das diretoras da ABP, em noite especial celebrada na Casa Cláudio de Souza.

    É verdade esse bilhete – parte 2

    Assim como fez com o Bunka-Sai, a prefeitura “divulgou” o Serra Serata, que está em seu 15° ano, com apenas uma nota anunciando a data de 04 a 08 de setembro e que será no Palácio de Cristal. Não lista nenhuma atração cultural e diz apenas que tudo está em seu site. Até ontem à tarde, nem tava…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas