• Há exatos 41 anos do último Carioca, Petrópolis tenta o acesso

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/04/2022 09:17
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

    Faz exatos 41 anos que a Cidade Imperial não tem uma equipe na elite do futebol carioca. E neste sábado, pode ter início o fim desse longo jejum – não com o Serrano que terminou rebaixado naquele ano para a segunda divisão -, mas com o Petrópolis/Gonçalense que vai estrear no Campeonato Estadual da Série A2, às 15h, contra o ArtSul, no estádio Atílio Marotti.
    Muitos petropolitanos ainda se perguntam sobre o que é o Petrópolis/Gonçalense e quais são seus objetivos. Pois bem, o empresário e técnico de futebol, Alan Pascoal, adquiriu os direitos do Gonçalense no início do ano, após longas negociações que começaram no ano passado. Pascoal comprou o atual vice-campeão da Série A2 de 2021 e, caso fique com o título da Segundona deste ano, vai jogar o Campeonato Carioca de 2023, a elite do estado.

    Treino na sexta-feira define escalação para a estreia

    O técnico Flávio Tinoco anunciará os 11 titulares do Petrópolis/Gonçalense que vão enfrentar o ArtSul, sábado, somente após o treino desta sexta-feira, que vai acontecer no Atílio Marotti, palco da partida de estreia. O treinador marcou o último apronto para às 15h e não tem ainda uma ideia qual a formação que tentará a vitória diante do ArtSul.

    Primeira rodada da Série A2 só será concluída na semana que vem

    O jogo entre Friburguense e Volta Redonda – que joga sábado pela Série C do Brasileirão -, no estádio Eduardo Guinle, será o único que não vai acontecer na rodada desse fim de semana e, sim, apenas na quarta-feira que vem pelo Estadual da Série A2. Os confrontos de abertura serão: America x Olaria, Cabofriense x Macaé Esporte, Angra dos Reis x Americano e Maricá x Sampaio Corrêa, além é claro do time petropolitano contra o ArtSul. Todos os duelos começam às 15h.

    Vera Cruz e Serrano sub-20 também vivem o clima de estreia na Série C

    O futebol vai ocupar um bom espaço dos petropolitanos a partir do fim de semana. Além do jogo do Petrópolis/Gonçalense, o sub-20 do Serrano e o Vera Cruz também estão contando as horas para estrearem em seus respectivos campeonatos estaduais. O Leão da Serra joga no dia sete contra o 7 de Abril no CT Valdir Bigode, no Rio e, no dia seguinte, será a vez do azul e branco do Moinho Preto enfrentar o Barcelona, também fora de casa.

    Como se deu a queda que manteve Serrano longe da elite

    O Campeonato Estadual de 1981, vencido pelo Flamengo, foi aquele que empurrou o Serrano para fora da elite do Rio e o manteve longe até os dias de hoje. O artilheiro da equipe naquela ocasião foi o meia Índio, com nove gols. Na Taça Guanabara, terminou em antepenúltimo com sete pontos, sendo que na Taça Ney Cidade Palmeiro foi um pouco melhor: nono. E na Taça Sylvio Corrêa Pacheco voltou a ser o antepenúltimo.

    Como se deu a queda que manteve Serrano longe da elite 2

    Depois de jogar quatro temporadas seguidas no Campeonato Carioca, o Serrano – e também o Olaria – conheceu seu primeiro rebaixamento na história. Foi o fim da euforia dos petropolitanos com o clube que virou sensação no final da década de 70 ao enfrentar (e também vencer) os quatro grandes do Rio, em Petrópolis. O time perdeu 18 vezes e ganhou apenas em cinco ocasiões.

    Como se deu a queda que manteve Serrano longe da elite 3

    Curiosamente, em seu primeiro ano na segunda divisão, o Serrano esteve muito perto de retornar a elite do Rio. Naquele ano, o Goytacaz foi o campeão da Segundona, fazendo 18 pontos e o Leão da Serra conquistou 16 e ficou atrás ainda de São Cristóvão e Olaria. Aquela disputa foi emocionante. Na 11ª rodada, a derrota por 1 a 0 para o Goytacaz foi fatal para as pretensões de retorno.

    Corrêas estreia neste sábado no Campeonato Carioca de futsal

    Quem também vai estrear em uma outra importante competição estadual é o Esporte Clube Corrêas, que neste sábado enfrentará o Itaguaí no ginásio do rival, em partida marcada para às 14h. A equipe é comandada por Victor Machado, o mesmo que dirige a seleção petropolitana de futebol sub-17 que vai participar da Copa dos Campeões Municipais.

    Hoqueístas petropolitanos confirmados nos Sudamericanos de Deportes de Ruedas

    A Casa de Portugal de Petrópolis está confirmadíssima nos Sudamericanos de Deportes de Ruedas, que acontecem em junho, na cidade de San Juan, no Chile. Com equipes masculina e feminina, a Cidade Imperial vai brigar por títulos no hóquei tradicional. As meninas, por exemplo, vão jogar em uma fase pela seleção brasileira e a outra pelo classista; no masculino, Paulo César e Breno atuarão pelo selecionado também, mas vão jogar pelo Internacional de Santos na fase dos clubes.

    Hoqueístas petropolitanos confirmados nos Sudamericanos de Deportes de Ruedas 2

    Antes do compromisso em San Juan, os jogadores da Casa de Portugal de Petrópolis terão o Campeonato Brasileiro de Clubes no caminho. A competição será do dia 17 a 25 de maio, nas dependências do Clube Internacional de Santos, em São Paulo. O time feminino local tem mais chances de voltar da cidade praia com um troféu debaixo dos braços, já que é a base da seleção brasileira.

    Curtas

    Empresário fecha com Cascatinha – O empresário ligado ao futebol, Sidnei Oliveira, anunciou na sua página no Instagram um acerto com o Cascatinha. Ele deve supervisionar promessas feitas no clube e apresentá-las a outros times de futebol.

    Campanha de arrecadação de alimentos na A2 – O Petrópolis/Gonçalense pediu aos torcedores que forem assistir a partida do time contra o ArtSul, neste sábado, para levar um quilo de alimento. E, de quebra, vá com uma camisa amarela em apoio ao time.

    Últimas