• Guarda Civil vai atuar em conjunto com a Polícia Militar durante as Olimpíadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/08/2016 08:50

    A Secretaria de Segurança Pública de Petrópolis anunciou ontem que vai disponibilizar pelo menos 50 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) para atuar em conjunto com a Polícia Militar, garantindo a segurança da cidade durante o período das Olimpíadas. 

    A medida foi tomada pelo secretário Rafael Simão, a pedido do prefeito, para tentar suprir a ausência dos 50 policiais que foram transferidos para o Rio durante os jogos. Além dos guardas, será disponibilizada toda a estrutura como viaturas e cães farejadores do setor K-9, para que a corporação da PM não tenha o seu trabalho prejudicado pelo contingente reduzido.

    O anúncio foi durante uma coletiva de imprensa para a apresentação da nova sede da GCM, na Rua Santos Dumont.  “Vamos ajudar mais uma vez o Estado, que está fragilizado e deixando Petrópolis abandonada há muito tempo. Foi assim com as UPAs, que nós tivemos que assumir, foi assim com o Sine (Sistema Nacional de Emprego) e agora acontece na segurança. Até o fim das Olimpíadas os nossos agentes estarão nas ruas marcando presença firme em pontos estratégicos da cidade junto à Polícia Militar. Não vamos ficar de braços cruzados deixando a cidade ser prejudicada pelo Estado” disse o prefeito Rubens Bomtempo.

    Para o secretário de segruança, a medida é muito importante para manter a ordem no município. “Com os agentes nas ruas e essa integração a segurança na cidade se mantém de maneira ordeira”, disse.

    As novas instalações da Guarda Civil representam uma economia anual de R$ 120 mil, além do casarão da nova sede ficar em um ponto estratégico da cidade. “As novas instalações vão garantir melhores condições de trabalho. A guarda está mais próxima do Centro e dos pontos considerados vulneráveis” disse o secretário de segurança, coronel Rafael Simão. 


    Ações integradas

    Durante a coletiva o secretário falou também das câmeras de segurança da cidade e também do novo trabalho do órgão em parceria com as polícias e as forças do Estado. “Tudo isso faz parte de um plano de trabalho em conjunto que será desenvolvido por nós, a pedido do prefeito Rubens Bomtempo. Vamos ter uma presença mais permanente na cidade e trabalhar de forma integrada, tanto com a PM, quanto com a Polícia Civil, Bombeiros e até mesmo concessionárias que prestam serviços à cidade”, revelou o coronel.

    As 23 câmeras de monitoramento vão transmitir imagens ao vivo e em 360 graus para a Central de Comando e Controle (CCC) que será criado pela secretaria para disponibilizar as imagens e filmagens para todas as forças de segurança. “As câmeras da CPTrans, as da SSP e também as da Defesa Civil, que monitoram área de risco, vão estar interligadas para que tenhamos uma central de controle completa”, completou Simão.



    Últimas