• Grupos folclóricos se preparam para o retorno aos palcos na 33ª Bauernfest

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/08/2022 12:14
    Por Helen Salgado

    Neste ano, a 33ª edição da Bauernfest acontece em uma data atípica – entre os dias 12 e 28 de agosto. Após dois anos sem a tradicional festa alemã de forma presencial, os grupos de dança folclórica voltam aos palcos para abrilhantar ainda mais o evento. Oito grupos se apresentam: Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis, Grupo Folclórico Germânico Bergstadt, Blumenberg, Kaiserstadt Kulturkreis, Mosel Volkstanze, Petrópolis Danças Folclóricas, Rheinland-Pfalz e a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães (AGFAP).

    Mosel Volkstanze

    Valéria Blazer é diretora do grupo Mosel Volkstanzer e diz que o grupo está fazendo o máximo para tornar a festa incrível. “A expectativa é que essa festa aconteça da melhor forma possível. Vamos fazer o melhor que a gente conseguir. Acho que vai ficar bacana!”. Ela conta que todo o processo, desde a coreografia até os trajes, são feitos com muitos detalhes e todos eles possuem muitos significados. “Um traje não é qualquer tecido, bordado ou renda. Cada bordado ou renda tem uma história. Por exemplo, do meu grupo o traje é de uma cidade da Baviera.”

    As apresentações são uma homenagem aos colonizadores alemães. Para Valéria, a Bauernfest representa a cultura e história alemã. “Não é uma festa só para turistas, é uma festa para Petrópolis, para a gente homenagear a nossa própria cidade”, afirma. Por ser uma festa grandiosa, muitos grupos folclóricos de fora pedem para participar do evento.

    Grupo Mosel Volkstanze – Foto Divulgação

    O grupo Mosel Volkstanzer preza pela alegria nas danças, a diretora conta que, durante a apresentação, o público pode perceber o sorriso no rosto de todos os dançarinos. “Os 45 minutos de dança são feitos com sorriso no rosto porque eles fazem o que amam. Eu apresento esses meninos com orgulho”, diz. 

    Embora o Bauernfest aconteça somente em alguns dias do ano, os ensaios são realizados todos os domingos de manhã. O grupo se apresenta no sábado (20) às 20h; domingo (21) às 17h45; sábado (27) às 20h e domingo (28) às 17h.

    Kaiserstadt Kulturkreis

    Roberta Justen é coreógrafa da turma infantil do grupo folclórico Kaiserstadt Kulturkreis e conta que dessa vez está sendo diferente e que a expectativa está grande. “Foi difícil nos adaptarmos ao afastamento dos nossos amigos e nossos domingos juntos”, conta. Com dois anos sem apresentações, o grupo está correndo contra o tempo com os ensaios, revendo os trajes e acertando todos os detalhes para que todos possam se divertir e fazer lindas apresentações.

    Grupo Kaiserstadt Kulturkreis – Foto Divulgação

     “Dizemos que nosso grupo é a família Kaiser, os pais dançam no adulto e os filhos no infantil. Faremos apresentações conjuntas, com os pais e filhos no palco juntos”, afirma. 

    O grupo infantil se apresenta no sábado (13) às 18h30; no sábado (20) às 17h; domingo (21) às 16h15 e no sábado (27) às 17h45. Já o grupo adulto sobe no palco no sábado (13) às 20h45; domingo (21) às 17h; sexta (26) às 21h30 e no sábado (27) às 18h30.

    Rheinland-Pfalz

    A expectativa do grupo Rheinland-Pfalz está bem alta para esta edição da Bauernfest. Priscila Wilbert é diretora da pasta de patrimônio e auxiliar de comunicação do grupo Rheinland-Pfalz e conta que, de forma remota, pouquíssimos participantes puderam participar. Além disso, Priscila conta que a sensação de voltar aos ensaios do grupo foi incrível. “Nós temos uma amizade muito grande. A gente brinca que o Rheinland é uma família, então poder estar juntos todo domingo e, na véspera da Bauernfest e mais de uma vez na semana para ajustar todos os detalhes nos ensaios extras. Está todo mundo muito empolgado, muito animado”, diz entusiasmada.

    Priscila conta que, dessa vez, as apresentações têm um gostinho ainda mais especial: o grupo vai bater o recorde de oito apresentações em uma única edição do evento. Nas apresentações, todos os grupos tentam trazer alguma novidade, no Rheinland não foi diferente. “A novidade deste ano é que as coreografias já antigas estão com alguns detalhes diferentes. Algumas danças estão com ritmos e passos diferentes”, conta.

    Grupo Rheinland Pfalz – Foto Divulgação

    Uma característica do grupo é a dança e repertório muito movimentado e animado. Priscila explica que as danças folclóricas do grupo são originárias do Rio Reno, de onde é a atual Ucrânia e da Rússia Ocidental. “Nossas danças não têm uma nacionalidade e, sim, uma territorialidade. Sempre respeitando a história desses povos, sempre com uma preocupação de resgatar a formação cultural germânica para homenagear nossos primeiros colonizadores”, afirma a diretora.

    O grupo Rheinland-Pfalz se apresenta no sábado (13) e domingo (14) às 19h15; sexta (19) às 20h; sábado (20) às 19h15; domingo (21) às 20h45; sexta (26) às 20h, sábado (27) às 19h15 e domingo (28) às 14h45.

    Blumenberg

    Embora seja o grupo mais novo na cidade, o Blumenberg se prepara com muita dedicação, Fábio Holderbaum é fundador do grupo e conta que a emoção por estar de volta vai motivar ainda mais as apresentações. “A emoção de poder estar novamente levando ao público aquilo que se cultiva o ano todo aqui na cidade é indescrítivel”, diz. Com 21 anos de fundação, o grupo possui quatro categorias, desde crianças de seis anos até os adultos de 60. Fábio diz que uma das características das danças do grupo é o valsar nos palcos.

    Categoria Infantil – Foto Facebook Blumenberg Volkstanz

    A categoria infantil sobe aos palcos no sábado (13) às 15h30; domingo (21) às 14h45 e domingo (28) às 17h45. Já a categoria juvenil se apresenta no sábado (13) às 17h45 e no sábado (27) às 16h15. Os adultos ficam responsáveis por animar o público no domingo (21) às 19h15 e sábado (27) às 20h45. A categoria master se apresenta no domingo (14) às 18h30 e sábado (20) às 17h45. Todas as categorias se unem para as apresentações no domingo (14) às 9h e no domingo (28) às 9h.   

    Associação dos Grupos Folclóricos Alemães (AGFAP)

    As apresentações da AGFAP são compostas por alguns casais de cada grupo folclórico. A associação sobe ao palco na sexta (12) às 20h; sexta (19) às 22h15 e no encerramento do Bauernfest, no domingo (28) às 20h.

    Últimas