• Grupos da Região Serrana apresentam peças aprimoradas por diretores consagrados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/09/2019 09:00

    As unidades do Sesc em Petrópolis (Quitandinha), Teresópolis e Nova Friburgo recebem a partir deste sábado (14), os espetáculos da Mostra Serrana de Artes Cênicas. No projeto, o Sesc RJ convida diretores consagrados para participarem de intercâmbios em que contribuem com novos elementos artísticos em peças de companhias locais. Depois, os espetáculos circulam por unidades do Sesc em sessões gratuitas.

    Nesta edição de 2019, três companhias da Região Serrana participam da mostra. O coletivo Nozis, de Teresópolis, apresentará “Ristorante Pastelão” com contribuições de De Lucca. O grupo Punk Circus, de Nova Friburgo, encenará “Vocês estão prontos para o rock’n roll”, que teve Márcio Douglas como artista colaborador. Já a Cia Ritmo das Ruas, de Petrópolis, apresenta “Por que eu danço?”, que teve supervisão cênica do diretor e coreógrafo Renato Cruz . Desses espetáculos, dois (“Vocês estão prontos para o rock’n roll” e “Por que eu danço?”) já foram apresentados ao público em suas respectivas cidades durante o Festival Sesc de Inverno este ano, e agora circulam por outros municípios da região.

    Mostras Regionais

    A Mostra Serrana de Artes Cênicas integra um projeto maior, que conta ainda com as Mostras Regionais de Artes Cênicas da Zona Norte (Engenho de Dentro, Madureira, Ramos e Tijuca), da Baixada (Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti), Campista (Campos dos Goytacazes), Fluminense (Niterói e São Gonçalo) e Serrana (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo).

    Nesta edição de 2019, 14 companhias estão sendo contempladas no projeto, que inclui a consultoria dos artistas renomados e o apoio do Sesc RJ com ferramentas que permitem a comercialização futura dos espetáculos, como fotos e vídeos de divulgação. A programação das mostras também conta com fóruns onde são discutidos temas relacionados à produção cultural. Na Baixada Fluminense, o fórum acontece dia 2/10, às 19h, no Sesc Nova Iguaçu, e contará como Martha Avelar como palestrante. O objetivo é alavancar as companhias, aprimorando seu processo criativo e contribuindo para a sua profissionalização.

     

    RISTORANTE PASTELÃO

    Sesc Quitandinha > 15/09 | 11h

    Sesc Nova Friburgo > 29/09 | 16h

    Coletivo Nozis

    Artista colaborador: De Lucca

    Classificação indicativa: Livre

    Duração: 50 minutos

    Um restaurante com sérios problemas de direção e manutenção é ambiente perfeito para que um coletivo de palhaços consiga piorar a situação. Ristorante Pastelão é um espetáculo que reúne oito palhaços em cena com as personalidades mais variadas, retratando o cotidiano de um simples restaurante.

    Gratuita

     

    VOCÊS ESTÃO PRONTOS PARA O ROCK’N ROLL?

    Sesc Quitandinha > 14/09 | 16h

    Sesc Teresópolis > 21/09 | 19h30

    Punk Circus

    Artista colaborador: Márcio Douglas

    Classificação indicativa: Livre

    Duração: 60 minutos

    Quando três palhaços resolvem tocar numa banda tudo pode acontecer! A mistura de duas linguagens, a palhaçaria e o punk rock, que essencialmente subvertem a ordem e instauram uma outra visão do mundo, resulta numa potente comunicação entre artistas e plateia. Através de músicas autorais e da comicidade que costura o espetáculo, o público ri, canta e sente a emoção e a energia de um verdadeiro rock n roll!!!

    Gratuita

    “Punk Circus”. Foto: Divulgação

     

    POR QUÊ EU DANÇO?

    Sesc Teresópolis > 20/09 | 19h30

    Sesc Nova Friburgo > 27/09 | 19h

    Cia Ritmo das Ruas

    Artista colaborador: Renato Cruz

    Classificação indicativa: Livre

    Duração: 60 minutos

    Nós viemos das ruas, manifestamos nossos sentimentos e pensamentos com nossa linguagem corporal. E mesmo quando tentaram nos calar, nossos movimentos invadiram cidades, escolas, casas, praças, pessoas e suas almas. A dança traz questionamentos.  Convidamos a todos, a entender nossas respostas, a nossa essência, o nosso viver. Cada um de nossos passos te explicará, e assim, fará você se perguntar “Por que Eu Danço?”

    Gratuita

    “Por quê eu danço?”. Foto: Divulgação

     

    Fórum

    Como produzir em tempos de crise?

    Sesc Teresópolis > 03/10 | 19h

    A palestra abre um espaço de discussão e pensamento da produção cultural em um momento de escassez dos investimentos na arte. Assim, a palestra é conduzida de forma a pensarmos sobre a importância da construção de redes e circuitos para democratizar o acesso à arte e a cultura, em todas as linguagens. Os participantes são convidados a discutir sobre a construção do conhecimento através de suas experiências, tendo em suas diferentes linguagens artísticas variadas maneiras para dialogar com os públicos. Discutimos também sobre acessibilidade, inclusão e pluralidade entendendo que a cultura serve como ferramenta de ensino e educação tão eficiente quanto as tradicionais salas de aula. A ideia central é discutir a produção artística e seus caminhos de realização de forma criativa e empreendedora nos territórios onde os participantes atuam. Palestrante: Martha Avelar.

    Gratuita

    Últimas