Grupo reforma e doa bicicletas para crianças
Dias mais divertidos e recheados de muita brincadeira prometem marcar a infância de crianças que vivem em diferentes comunidades de Petrópolis. Um novo projeto, chamado Recicla Bike, criado em janeiro deste ano chegou para dar mais velocidade no dia a dia dos pequenos, literalmente. Isso porque o grupo, composto por 75 ciclistas, decidiu receber bicicletas velhas e com defeitos, para reformá-las e posteriormente doá-las para garotada. A meta dos amigos era até o fim deste ano entregar 100 bikes. Mas em apenas três meses 70 já foram parar na casa de petropolitanos que não tinham condições de comprar uma bicicleta.
O público-alvo do grupo são crianças de 3 à 13 anos, mas exceções são abertas em casos especiais podendo atender adultos e também idosos. Segundo o marceneiro Clebio Barbosa dos Santos coordenador do projeto, uma nova remessa de bicicletas está sendo preparada para ser distribuída no último fim de semana deste mês. Até o momento crianças dos bairros de Pedro do rio, Caxambu, Independência e Siméria receberam os presentes. A escolha de quem vai ganhar uma bike reformada é feita por um voluntário da própria comunidade incumbido de perceber quais são os pequenos que de fato não têm condições de comprar o brinquedo.
Para tornar esses senhos possíveis Recicla Bike conta com a ajuda de doações. No facebook um grupo com o mesmo nome foi criado para dar suporte ao projeto. Nele são realizados posts contínuos de quais peças estão faltando. A partir daí os voluntários fazem contribuições em dinheiro ou compram a peça em questão. “Algumas lojas de bicicletas da cidade se tornaram nossas parceiras e têm ajuda muito. Elas nos dão pelas usadas mas que estão em bom estado, ou nos vendem peças a preço de custo. Dessa forma o trabalho fica mais fácil”, afirmou o marceneiro.
A pintura das bikes é feita na própria marcenaria em um equipamento de ponta. Assim tudo o que é entregue parece novinho em folha e possui total segurança. Já as bicicletas doadas consideradas relíquias, ou que possuem um quadro que corresponde a pessoas com mais de 1,90 metro, por exemplo, são restauradas e vendidas. “Tem bicicletas que recebemos que depois de arrumadas podem valer até R$ 2 mil, mas é o tipo de coisa que uma criança e/ou adolescentes não vão se importar. A intenção é levar diversão para eles. Então conforme formos recebendo e restaurando essas bikes em questão, vamos vendê-las e usar o dinheiro para a compra de peças novas para usar nas que serão distribuídas”, afirmou Clebio.
Para o empresário Rafael Gimenez, um dos colaboradores do projeto, a ação é positiva e traz muita satisfação pessoal. “Poder participar disso, contribuir com a vida dessas crianças e adolescentes é indescritível. Levando um pouco de lazer conseguimos levar essa nova geração para brincar nas ruas, e também aproximar o esporte delas. Isso afasta inclusive o tempo ocioso de alguns que as vezes acabam andando com más companhias. Sem contar que ver alegria no rostinho de cada um deles não tem preço”, contou.
Diante da proporção que a iniciativa vem tomando, a intenção dos integrantes é tornar o Recicla Bike em uma ONG e dessa forma conseguir também doações de empresas. Os interessados em doar bicicletas, peças ou dinheiro podem ir até a mercearia de Clebio, na Rua Antônio Noel, Duarte da Silveira, 230, ou entrar em contato pelos telefones: 24 2247-2677 e 24 999461018, e pedir para alguém do grupo buscar a doação.